Vários sites estão ensinando colocar ramos eucalipto no chuveiro para curar doenças respiratórias. Mas médicos dizem que não adianta nada!

Dezenas de sites e suas páginas em redes sociais estão divulgando o uso de eucalipto durante o banho para o alívio de problemas respiratórios. Segundo as orientações deve-se pendurar ramos de eucalipto próximo ao chuveiro e tomar banho quente. Quando for tomar um banho quente, a planta vai liberar um óleo que se torna vapor.

Segundo dizem os sites, este hábito previne doenças respiratórias, trata sinusite, bronquite, rinite.  Além disso, combateria herpes, tuberculose e hipertensão. Tudo isso atribuído às propriedades bactericidas e antivirais da planta.

De fato, o eucalipto é considerado uma planta medicinal e suas propriedades tem sido explorada há milênios. Mas, acontece que as pessoas estão deixando de fazer os tratamentos adequados e substituindo o banho de eucalipto para tratar problemas que podem evoluir para algo grave.

No entanto, a Dra. Ana Escobar, médica pediatra e professora de clínica geral,  em entrevista ao programa bem-estar alerta que é preciso ter cuidado com essa substituição. “Apesar do cheiro ser uma delícia, o eucalipto não funciona para problemas respiratórios. Ele apenas dá uma sensação de bem-estar”. Segundo a médica, ele só é mesmo gostoso, mas não funciona para tratamento de rinite, sinusite, muito menos para hipertensão.

Faz mal, então?

De jeito nenhum, o eucalipto é umas ervas mais utilizadas na aromaterapia por possuir óleos essenciais com efeitos relaxantes. Assim, ao chegar em casa cansado de um dia difícil no trabalho, tomar banho quente com ramos de eucalipto no banheiro vai causar em grande e agradável sensação de bem-estar.

Assim, pode continuar usando a planta durante os banhos, no entanto, esteja ciente de que problemas respiratórios não serão resolvidos.

esteticderm / globoplay / cuide-se