Quantas vezes você reutiliza a lâmina para barbear ou depilar? O que acontece se você não respeitar o tempo de validade?

Não tem jeito. A gente não aprende. Sabemos que não é bom ficar usando a mesma lâmina em diversas depilações, mas continuamos a fazê-lo. O problema é que muita gente não imagina a grande quantidade de bactérias impregnadas naquela mistura de sabonete, pelo, água e metal.

Pode parecer inofensivo, mas se a lâmina é a sua opção de depilação, é precisa realizar o uso correto. O recomendado é trocar a lâmina, depois de 3 a 5 vezes de uso, dependendo da área depilada e da maneira como ela é utilizada. Por exemplo, quem usa a lâmina para depilar os pelos genitais devem limitar o seu a no máximo 3 vezes. Quando as lâminas são reutilizadas por diversas vezes, perdem a eficácia e acumulam micro-organismos que podem resultar em probleminhas indesejáveis. Veja o que pode acontecer:

1.  Foliculite

Usar lâmina velha pode provocar irritação na pele, surgindo aquelas indesejáveis bolinhas (foliculite), de certa forma até doloridas, porém felizmente temporárias. O metal de corte cego e envelhecido leva a uma inflamação em volta dos folículos. O ambiente do box e banheiro é perfeito para fazer com que a lâmina vire uma colônia de bactérias que originam a foliculite.

2. Infecções locais

Além foliculite, uma lâmina velha pode repercutir em pequenas infecções epiteliais. Como a lâmina velha costuma machucar a pele e carregar muitas bactérias, é inevitável, às vezes, que uma infecção local aconteça. São os pequenos e insignificantes traumas na pele que tem o risco de infeccionar.

3. Imundice de bactérias

Quanto mais tempo de uso tiver sua lâmina de barbear, mais ela vai acumular bactérias, células mortas da pele, pedaços de pelo e resto de produtos. Um nojo! Passe já em uma farmácia ou supermercado mais próximo e troque sua lâmina de depilar.

boavidaonline