Estudo científico comprova os perigos dos lencinhos umedecidos para bebês. Algumas marcas estão sendo retiradas do mercado!

Estudo científico mostra o perigo dos lencinhos umedecidos para bebês

Algumas mães já não sabem mais viver sem os lencinhos umedecidos. Eles não servem apenas para limpar o bumbum. Quem é mãe sabe que pode salvar o dia em caso de “emergências”. Mas agora um estudo científico comprovou o perigo destes lenços para os bebês.

Uma doutora em dermatologia da Universidade de Connecticut, Mary Wu Chang, revelou depois de um estudo científico publicado na revista científica Pediatrics (1) que os lencinhos para bebês podem desencadear alergias e eczema graves.  Todas as áreas do corpo que entrem em contato com o produto podem desenvolver dermatite alérgica.  Por certo pode causar sinéquias valvulares nas meninas ( aderência dos lábios menores da vulva um ao outro). Ao mesmo tempo, a dermatite das áreas perianal, glútea, facial e da mão causada pelo uso de lencinhos umedecidos pode ser resolvida com a retirada do produto.

De acordo com a especialista a culpa do perigo destes lencinhos é um tipo de conservante. Este é, geralmente, usado em produtos para o cuidado pessoal, cosméticos e para o lar. Segundo o site da Academia Americana de Pediatria, é o conservante metilisotiazolinona (MI) o culpado. Eles dizem que esse conservante aumenta as chances de alergias, dermatite e irritações na pele.

O estudo relatou nada menos que seis casos de crianças com dermatite eczematosa crônica, perianal / nádega e facial, refratárias a múltiplos antibióticos tópicos e orais e corticosteroides.  Todos os pacientes estavam usando lenços umedecidos com o conservante metilisotiazolinona (MI).

Por enquanto apenas algumas marcas estão sendo retirados do mercado nos Estados Unidos. Desde 2014 todos os países da União Europeia baniram e esse conservante dos lenços umedecidos para bebês e para higiene íntima feminina.

Estudo científico mostra o perigo dos lencinhos umedecidos para bebês
Menina de 8 anos de idade que usava os lenços umedecidos do irmão bebê para limpar a boca e as mãos. Esta imagem faz parte do artigo científico acima citado.

O que fazer, então?

Bem, na verdade, existem várias formas de substituir os lencinhos umedecidos na hora da troca da fralda do bebê. Ao mesmo tempo, há outras formas de tratar situações emergenciais com crianças. Mas se você é uma das pessoas que não sabe o que fazer sem o produto, compre marcas que não tem o componente mencionado – metilisotiazolinona (MI). Mesmo assim, tente usá-los apenas raramente ou em casos de emergência. Contudo, nunca use os lenços umedecidos na pele do rosto do seu bebê.

No Brasil, dando uma rápida busca, encontramos essa substância alergênica no “lenço Umedecido Granado”.

Leia também: Agente microbiano encontrado nos lenços umedecidos pode provocar graves crises alérgicas

Artigo científico:  (1)