É diabético ou conhece alguém? Especialistas dão conselhos a ingestão de mandioca (aipim), inhame e batata doce

Ao ser diagnosticada com diabetes, a pessoa provavelmente sabe que precisará fazer mudanças em seu estilo de vida para tratar a condição. Até porque, se não fizer isso, poderá sofrer com complicações que incluem danos a órgãos, vasos sanguíneos e nervos do organismo, doenças nos rins e ataque do coração.

Uma parte importante do tratamento é o cuidado com a alimentação, que deve passar a ser composta por pratos e refeições que favoreçam o controle dos níveis de açúcar no sangue. É preciso estar sempre de olho no índice glicêmico que é um indicativo que demonstra como cada alimento pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Por exemplo, as comidas com índice glicêmico alto (valor acima de 70), não são ideais para diabéticos.

Pode comer mandioca (aipim, macaxeira)?

Se você é diabético e viveu escutando que devia evitar comer mandioca, já pode comemorar. A mandioca possui um índice glicêmico de 46. Isso significa que ela entra na categoria dos alimentos com índice glicêmico baixo, já que para ser classificado neste grupo é necessário apresentar um índice menor ou igual a 55. Em outras palavras, a mandioca é absorvida lentamente, sem causar um aumento súbito nos níveis de glicose no sangue. Sim: diabético pode comer mandioca, com moderação.

Pode comer batata doce?

Em relação ao índice glicêmico, a batata doce apresenta um valor de 44 e, é considerado baixo. Como já dissemos, índice glicêmico é um sistema que determina a taxa de absorção dos carboidratos na corrente sanguínea.

Embora o índice glicêmico seja baixo e ela tenha fibras, não dá para esquecer da quantidade de carboidratos presentes na batata doce. Em 100g do alimento há 20g de carboidratos. Sim: diabético pode comer batata doce, com moderação.

Pode comer inhame?

O inhame é um alimento que o diabético deve ter cuidado. Ele possui uma quantidade elevada de carboidratos, mas também contém fibras e um índice glicêmico baixo. Para ter um índice glicêmico baixo, um alimento deve apresentar um valor menor ou igual a 55 – o índice glicêmico do inhame é de 54. O importante é ficar ligada na quantidade a ser comida por vez e na combinação com outros alimentos, para tornar a absorção destes carboidratos ainda mais lenta. Sim: diabético pode comer inhame, com moderação.

mundoboaforma