Devo desistir do fio dental? Estudo diz que usar fio dental é perda de tempo e EUA o retira da lista de recomendações dentárias

Depois de mais de 200 anos orientando as pessoas que usem o fio dental rigorosamente todos os dias, um artigo publicado no Journal of Clinical Periodontology concluiu que “a maioria dos estudos disponíveis não demonstra que o uso do fio dental é efetivo na remoção da placa“, ou seja, existem poucas provas de que o uso do fio dental realmente funciona.

O estudo teve tanta repercussão que o departamento de saúde dos Estados Unidos removeu o uso diário de fio dental de sua lista de recomendações dentárias. Eles alegaram que as diretrizes devem basear-se em evidências científicas e o governo dos EUA reconheceu que a eficácia do fio dental nunca foi pesquisada.

Uma pesquisa rigorosa, com foco em 25 estudos comparando escovação com e sem fio dental combinado e conclusão foi que usar o fio dental é pouco confiável e a limpeza é de baixa qualidade. Para piorar as coisas o dentista Damien Walmsley, assessor científico da British Dental Association disse que não faz uso de fio dental rotineiramente, afirmando que não era necessário.

O estudo foi rigorosamente bombardeado por especialistas de todo o mundo, sobretudo os periodontistas. O artigo foi amplamente criticado. Diversos profissionais passaram a implorar que as pessoas não parem de usar o fio.

Michaela ONeill, presidente do  British Society of Dental Hygiene and Therapy , disse: “Embora este estudo tenha concluído que o uso do fio dental não é comprovadamente eficaz,  há um grande problema quanto a esta pesquisa: a recomendação não é aplicável a todos os pacientes. Os pacientes são indivíduos e, consequentemente, têm necessidades diferentes”. Ela explica que a escova de dentes só é capaz de limpar três das 5 superfícies de um dente, então, para uma limpeza eficaz é indispensável que se use o fio dental para remoção das placas.

Assim, continuem usando o fio dental regularmente todos os dias. Você nunca irá perder com isso. Definitivamente, usar fio dental não é perda de tempo.

nature / telegraph   Artigo: onlinelibrary