Assista uma cirurgia de enucleação ocular (retirada completa do olho). As cenas podem causar desconforto em algumas pessoas!


A enucleação é uma cirurgia de remoção do globo ocular inteiro, onde geralmente é colocado um implante. As razões que levam a esta cirurgia incluem traumas graves, onde é impossível a reconstrução do globo ocular, olhos que perderam a visão e causam dor e desconforto ao paciente, olhos cegos com aspecto estético comprometido e ainda, os casos de tumores que crescem no interior do olho e não são tratáveis com outras técnicas.

No site da Clínica Dr. André Borba é explicado que, geralmente, o olho é removido, mas preservando os músculos que movem o olho. É colocado um implante que preenche o volume do olho removido e este implante dura o resto da vida.


Este implante em geral, é uma esfera, que no caso da enucleação, é introduzida no cone muscular, ou no caso de evisceração escleral, dentro da esclera. Desta maneira, tenta-se preservar ao máximo a movimentação ocular.

O vídeo mostra este procedimento. A causa da retirada do olho foi devido a um retinoblastoma, um tumor maligno originário da membrana neuroectodérmica da retina embrionária.

Confira o vídeo abaixo:


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.