Especialista mostra o que tem dentro da “bolha do olho”. Detalhes da autópsia de um olho fresco de um jeito que você nunca viu antes

Nossos olhos nos permitem ver o mundo com a luz que entra através dele e, é transformada em uma mensagem elétrica que vai para o cérebro. Parece simples, mas o olho é um órgão incrivelmente complicado e fascinante.

No vídeo abaixo, vimos o olho de um cavalo. Antes de abrir o olho, o especialista mostra a eyeball (bola do olho), chamando atenção para o nervo óptico, o responsável por levar o sinal elétrico para o cérebro e que permite que possamos mexer os olhos. Na frente, essa saliência escura é a córnea e a parte branca.

Quando ele faz a incisão na esclera, um líquido jorra de dentro do olho e ele mostra que há dois tipos de líquido diferentes. O líquido transparente chamado Humor Aquoso, que preenche o espaço entre a córnea e a íris e o líquido gelatinoso transparente, chamado Humor vítreo, que preenche a porção entre o cristalino e a retina. Junto ao líquido há umas “coisinhas” pretas que, na verdade, são as células da retina, que estão daquela forma depois de o olho ter sido congelado e descongelado.

Veja o vídeo:

Resuminho das partes do olho vistas no vídeo:

CRISTALINO: Lente biconvexa, transparente, flexível, localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina.

RETINA: camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram células fotorreceptoras. Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos, que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.

COROÍDE: É uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina. A região da retina, responsável pela visão central, chama-se MÁCULA, na qual se localizam os cones.

HUMOR VÍTREO: É uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina

HUMOR AQUOSO: um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

ESCLERA: É a parte branca do olho. Sua função é a proteção ocular.

drvisao / atbristol