Depois de cortar a grama do quintal, essa mulher contraiu uma doença bizarra que, aparentemente, era inédita

Calvina cortava a grama do quintal e não deu importância quando sentiu uma picada no tornozelo que deixou uma mancha escura. Mais tarde, uma mancha surgiu no braço e depois no outro e então várias surgiram por toda parte.

Obviamente apavorada a mulher buscou ajuda de um dermatologista que através de biópsia revelou que o problema havia surgido por um problema no sistema nervoso. Semanas depois de nenhuma melhora, outro médico “sugeriu” que as manchas eram consequências de uma alergia. A verdade, é que nenhum diagnóstico real foi feito, e nenhum medicamento aliviou as coceiras e as marcas escuras em todo corpo. Os ataques de coceira eram insuportáveis e as marcas sangravam ao tentar aliviar a comichão.

Depois de 7 anos, sem qualquer melhora, o caso de Calvina foi parar da TV e mesmo os médicos do Reality The Doctors não souberam diagnosticar o problema, assumindo que nunca haviam visto algo parecido. Mas, felizmente, foi lá que uma série de exames revelou que a mulher sofre de hipotireoidismo e é possível que estas marcas escuras sejam sintomas de uma Vasculite urticariforme. Ao que parece, o fato de ter cortado grama enquanto o problema veio à tona não tem qualquer relação com as doenças.

A Vasculite urticariforme, provoca lesões dolorosas na pele que são indicativos da inflamação dos vasos sanguíneos. Estas lesões têm uma aparência avermelhada e são pálidas no centro. A coceira pode ficar grave se a inflamação progride. Presença de pequenas manchas de sangue sob a pele também é um sintoma.

Agora, Calvina passa por um tratamento que será lento, tanto para o hipotireoidismo como para a Vasculite urticariforme, com corticosteroides minuciosamente estudados para o caso.

Este caso, mostra na verdade, que é sempre bom estar com o checkup de nossa saúde em dia e que, diante de um problema é preciso persistir no diagnóstico.

saude-info / jornalciencia