Artigo médico diz: se você está indo ter um bebê, você precisa levar chiclete para o hospital. Principalmente se for cesariana!

Agora as mamães precisam se preocupar com mais item para a sua bolsa de dia do parto. Ela precisa levar chicletes (goma de mascar) para o hospital. Pelo menos é isso que sugerem dois estudos realizados por obstetras e publicados em revista médica científica. Vamos explicar o porquê.

No artigo publicado em 2009, no Journal of Obstetrics and Gynaecology, os médicos disseram que após uma cesariana, é comum que seja recomendado à nova mamãe, algumas horas sem comer. Segundo os médicos, esse procedimento previne uma sobrecarga ao sistema gastrointestinal no pós-operatório. Há uma preocupação de que a alimentação precoce, provoque alterações no íleo, a parte final do intestino delgado, o que resultaria em uma complicação pós-cirúrgica.

No entanto, a mastigação estimula diretamente o cérebro desencadeando a liberação de hormônios gastrointestinais e aumentando a secreção de saliva e suco pancreático. Assim, estudos tem sido feito para induzir esse “reparo” intestinal após a cesariana fazendo com que as pacientes mastiguem chiclete logo no primeiro dia após a nascimento do bebê.

O estudo mostrou que a mastigação de chiclete após a cesariana é segura, bem tolerada e associada à rápida retomada da motilidade intestinal e a uma hospitalização mais curta. E isso, obviamente resulta em um impacto potencial na redução dos custos gerais de internação. Outro estudo, de outros médicos, publicado em 2010, na Gynecologic and Obstetric Investigation, concluiu que com base na tolerabilidade e nos resultados na função intestinal, a mastigação de chiclete oferece um método simples para a recuperação precoce da função intestinal após a cesariana.

Então futuras mamães, levem chiclete para o hospital quando forem ter bebê. Mas, é claro, comunique ao seu obstetra antes!

Artigos: KHI Abd-El-Maeboud  et. al  /  Kafali H. et al