Você tem desenvolvido terçol (bonitinho dos olhos) com frequência? Veja o que fazer para resolver o problema!

Ninguém merece terçol e ele aparece sempre nas piores situações. Se temos uma viagem, uma festa, uma reunião importante, lá está ele! O terçol é uma infecção nas glândulas meibomianas, as responsáveis por produzir uma substância sebácea que cria uma camada de óleo na superfície do filme lacrimal, isto ajuda a prevenir a evaporação rápida da camada normal de lágrima.

O que muita gente não sabe é que essa infecção não urge de uma hora para outra. Ela é causada por bactérias (estafilococos ou estreptococos) ou então apenas por obstrução dessas glândulas. Quando uma bactéria invade essas glândulas, nosso corpo responde enviando células de defesa para derrotá-las e na “briga” resulta daquela lesão horrível nas pálpebras.

Assista ao nosso vídeo sobre Como cuidar do terçol em casa

Como as bactérias chegam até nós por contaminação, é preciso manter a área dos olhos sempre bem limpas. Os dermatologistas e oftalmologistas recomendam que seja feita uma higienização diária dos cílios. Muita gente não sabe, mas, segundo especialistas o shampoo de bebê Johnson neutro, pode salvar você das frequentes crises de terçol. De acordo com comunicado ao site Minha Pele da Dra. Roseane, Oftalmonologista, o uso do shampoo tem se mostrado uma excelente opção. “Eu costumo prescrevê-lo na maioria dos casos. Claro, devemos levar em conta vários aspectos da história clínica e social dos pacientes e orientá-los muito bem, mas reitero que o uso largamente difundido do shampoo infantil para limpeza diária dos cílios é muito bem aceita pela comunidade oftalmológica”, diz.

Como cuidar do terçol?

Simples demais. Use algumas gotas deste shampoo para fazer uma espuminha na ponta dos dedos. Em seguida, com os olhos fechados, massagear suavemente a espuma de sabão nas margens dos olhos por 30 segundos. O objetivo é limpar a base dos seus cílios sem irritar os olhos. Uma vez feito lave seu rosto retirando todos os resíduos do shampoo. Você raramente terá crises recorrentes de terçol. Aproveite para fazer isso durante o banho. Deixe o shampoo no box permanentemente, assim você nunca vai esquecer de lavar os cílios.

Lembrando que, essa dica do shampoo pode ser aplicada a qualquer pessoa que esteja tendo terçol com frequência. Isso resolverá seu problema.  E atenção: os médicos dizem que o melhor é o shampoo Johnson tradicional amarelo, pois os de outras cores são mais diluídos e os de outras marcas, ardem os olhos.