Estudos mostram: a idade que você teve a primeira menstruação pode revelar como será sua saúde ao longo da vida

primeira menstruacao

A primeira menstruação da vida de uma mulher recebe o nome de menarca e ocorre habitualmente entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca. As meninas que completam 16 anos sem nunca terem menstruado precisam procurar um ginecologista.

No entanto, quando a menina menstrua cedo demais, ela carregará consigo alguns sinais que refletirão na sua saúde.

Menstruar antes dos 12 anos, porque?

Curiosamente, ao longo dos últimos 150 anos, a idade da menarca tem vindo a baixar progressivamente. Relatos do século XIX nos mostram que a primeira menstruação ocorria em média entre 16 e 17 anos de idade. Mas hoje, tem manifestado muito mais cedo e algumas meninas tem se tornado “mocinhas” aos 8-9 anos, o que é considerado uma menarca precoce.

Alguns fatores que indicam a tendência de redução da idade da menarca, entre eles, mudanças na dieta ao longo das gerações, percentual de gordura das meninas, sedentarismo, exposição ao fumo, consumo de álcool, fatores socioeconômicos, estresse, etc. O fator individualmente mais importante, porém, ainda é a história familiar. As meninas cujas mães tiveram uma menarca tardia tendem a menstruar mais tarde também.

Meninas negras menstruam mais cedo

Numa revisão das pesquisas de Márcia Herman-Giddens, iniciadas em 1997 e publicados pela Lucile Packard Foundation for Children’s Health, indicou que  15% das meninas afrodescendentes desenvolvem busto e pelos pubianos aos sete anos e quase a metade aos oito anos de idade. Com isso, também menstruam cedo. Uma teoria, apresentada por um estudo de 1999, indica que se trata de níveis mais altos de IGF-1 (fator de crescimento similar à insulina), uma proteína que tem uma enorme influência sobre a rapidez com que envelhecemos e amadurecemos. No entanto, esse fato, ainda permanece um mistério.

Menstruação precoce: uma vida com TPM severa

Um estudo publicado nos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, que as meninas cuja primeira menstruação ocorreu até os 10 anos de idade apresentam mais sintomas da tensão pré-menstrual, como irritação, ansiedade e depressão.

Os pesquisadores dizem que a relação entre a idade da primeira menstruação e a presença de sintomas da síndrome pré-menstrual poderia ser explicada, por exemplo, porque meninas que menstruam mais cedo assumem precocemente algumas responsabilidades, como a possibilidade de uma gravidez. Contudo, seriam necessários mais estudos para confirmar esta relação.

Menarca está relacionada a problemas cardíacos

Um estudo Universidade de Oxford apurou que, as mulheres que tinham tido o seu primeiro ciclo menstrual antes dos 10 ou após os 17 anos tinham um risco aumentado de desenvolver doença cardíaca, acidente vascular cerebral e hipertensão. Os pesquisadores verificaram que estas mulheres tinham um risco 27% maior de serem hospitalizadas ou de morrerem de doença cardíaca.

O efeito da idade da primeira menstruação no risco de doença cardíaca foi consistente entre as mulheres magras, com excesso de peso e obesas. Verificou-se ainda que os resultados permaneceram inalterados após terem levado em conta fatores como o tabagismo ou situação socioeconômica.

Menstruação antes dos 12 anos tem relação com câncer de mama

Especialistas alertam que se a menarca aconteceu antes dos 12 anos, é necessário fazer o teste de câncer de mama com frequência. As estatísticas mostram que uma menstruação nesta idade fornece uma perspectiva 20% maior de um diagnóstico de câncer de mama em algum momento da vida. Por regra, baseada em estudos, a cada ano a mais que uma mulher menstrua antes da média, pode aumentar cinco por cento as suas possibilidades de desenvolver câncer de mama. O risco de desenvolver câncer de mama  é  atribuído à exposição precoce ao hormônio estrogênio.

Menstruação precoce está relacionada a distúrbios psicológicos

De acordo com artigo publicado na revista médica The Lancet, há evidências segundo as quais crianças com puberdade precoce teriam mais possibilidade de apresentar distúrbios psicológicos e também “comportamentos delinquentes” na idade adulta. Outra preocupação diz respeito a problemas psicossociais. As mudanças físicas em uma criança ainda pequena podem gerar constrangimento em ambientes como a escola. E os efeitos dos hormônios tendem a ser devastadores no campo emocional.