Estamos em luto científico: Mineradora destrói um sítio paleontológico na China. Fósseis dos animais mais antigos do planeta foram danificados

O sítio paleontológico na região de Guizhou, na China é um conhecido tesouro dos arqueólogos, é lá onde estão fósseis mais desafiadores quanto as origens da evolução dos animais. O lugar ficou famoso nos anos 1990 por ser rico em minerais que ajudam a preservar estruturas nucleares dos animais ali fossilizados a pelo menos 600 milhões de anos.

Agora, a exploração de fosfato por parte de mineradoras chinesas colocou tudo a perder. Com a chegada das máquinas e funcionários boa parte do sítio já foi para o “beleléu”. Pesquisadores  estão em contato direto com o governo em busca da interrupção da exploração no local. No entanto, a falha de comunicação e a constante rotatividade de funcionários do governo local impedem que os apelos sejam atendidos. 

Os pesquisadores então, estão fazendo um apelo junto às mineradoras para que os cientistas possam coletar amostras nos locais de exploração do fosfato, o que permitiria a continuidade dos estudos para os próximos anos.

Talvez nunca encontremos um sítio comparável e podemos perder a chance de entender verdadeiramente os primórdios da evolução animal”, disse Dave Bottjer, paleobiólogo da Universidade do Sul da Califórnia, em entrevista ao periódico científico Nature. É um absurdo!

Fonte: revistagalileu