Relaxamento para dormir: Você não vai acreditar no efeito desses 3 movimentos. Você vai relaxar e dormir como um anjinho!

Relaxamento para dormir: 3 posições da yoga para relaxar e dormir bem

Exercícios de relaxamento para dormir costumam ajudar muito para pessoas que sofrem de insônia. Se você chega em casa morto de cansado, sem ânimo para nada e ainda por cima tem dificuldade para dormir e, como muitas pessoas que se reviram na cama e passam noites em claro sem conseguir descansar por nem um minuto. Esses movimentos com certeza vão te ajudar.

O cansaço causa irritabilidade, faz você abusar do açúcar e do café para se manter acordado, e você acaba ficando deprimido e/ou ganhando peso como resultado. Ajude-se!

1- Supta Matsyendrasana – Torção deitada

Relaxamento para dormir: Supta Matsyendrasana – Torção deitada

Deitado de costas, dobre os joelhos e depois deixe-os cair para o lado direito. Você também vai deixar os dois ombros relaxados no chão o máximo que conseguir. E, sim, respire! Depois, repita a postura girando as pernas para o outro lado.

Benefícios da Supta Matsyendrasana

Melhora a digestão e a flexibilidade da coluna. Ao mesmo tempo, alivia a dor nas costas e alonga a musculatura do bumbum. Acredita-se que essa postura é terapêutica para a ciática e insônia. Afirma-se que é desintoxicante. Além disso, é recomendada para melhorar a mobilidade. A pose promove a flexibilidade da coluna, suporta a função dos órgãos abdominais, melhora a digestão e é eficaz para aliviar dores de cabeça relacionadas ao estresse. Os benefícios mentais da supta matsyendrasana incluem:

  • Promove a tranquilidade
  • Alivia a fadiga mental
  • Acalma a mente
  • Rejuvenesce o corpo e a mente
  • e, por fim, ajuda a manter a mente no presente

2- Matsyasana – Postura do Peixe

Relaxamento para dormir: Matsyasana – Postura do Peixe

Deitado de costas com seus braços no chão, deslize as mãos – palmas para baixo – por debaixo do seu glúteo. Em seguida, pressione o seu antebraço no chão e dobre os cotovelos. Você vai levantar o tronco apoiando-se nos cotovelos e abrir bem o seu peitoral. Em seguida, você pode deixar a cabeça cair para trás, sem fazer movimentos bruscos. Respire fundo de 5 a 10 vezes e, por fim, retire as mãos de debaixo do corpo.

Benefícios do relaxamento para dormir por Matsayansana

Textos tradicionais comentam que Matsyasana é o “destruidor de todas as doenças.” Alonga os flexores profundos do quadril e os músculos intercostais. Ao mesmo tempo, alonga e estimula os músculos da barriga e parte frontal do pescoço. Ainda, fortalece os músculos da parte superior das costas e de trás do pescoço.

É útil para aumentar os níveis de energia, aliviando a ansiedade e abrindo o coração. Mesmo assim, é considerado um exercício de relaxamento para dormir muito eficaz. Basicamente, acredita-se que o corpo se parece com a forma de um peixe. Diz-se que praticar esta postura pode conectar o indivíduo ao equilíbrio da terra e da água, através do aterramento dos membros na terra, e o levantamento do peito como a crista de uma onda. Dizem os estudiosos de yoga que essa posição, decerto, incentiva a auto-expressão e ajuda em qualquer esforço de fala.

3- Apanasana – Joelhos no peito

Relaxamento para dormir: Apanasana – Joelhos no peito

Deitado de costas, dobre os joelhos no peito e abrace as pernas (se você conseguir, abrace bem próximo da canela). Balance lentamente de um lado para o outro. Essa é uma maneira excelente de massagear a sua lombar depois de um longo dia. Deixe suas pernas e pés completamente relaxados. Ao mesmo tempo, deixe os seus ombros relaxarem em direção ao chão, ou seja, não os deixe tencionados enquanto abraça as pernas. E, por fim, respire profundamente.

Benefícios do relaxamento para dormir por Apanasana

Essa posição trabalha os movimentos peristálticos do intestino. Ao mesmo tempo, elimina gases intestinais, sendo indicado em casos de constipação. Alivia, decerto, dores lombares. Massageia do plexo solar acabando com a ansiedade, e com isso, causa o relaxamento profundo. Essa posição é, decerto, conhecida por seus benefícios nos órgãos internos e no sistema digestivo. A saber, elimina as toxinas, estimula os órgãos e libera a tensão do corpo.

Nesta postura, a cabeça está em uma posição neutra e  trabalha para pressionar a espinha no chão, da base do crânio até o cóccix, o que cria estabilidade e permite que uma pressão aumentada seja aplicada às pernas. Ao mesmo tempo, com os joelhos puxados para dentro do peito, a posição pode manter os braços ao lado do corpo ou amarrar a postura envolvendo os antebraços ao redor do topo das panturrilhas e apertando as mãos. A pressão criada no tórax e abdômen aumenta o fluxo sanguíneo para os pulmões e órgãos internos, ao mesmo tempo em que estimula o cólon a eliminar gases e resíduos.