Estudo faz revelação genial: Nosso fígado cresce 50% durante o dia. À noite o tamanho é normal

Todos os dias, nosso fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo cresce 50% o seu tamanho. Foi o que revelou uma nova pesquisa liderada por Flore Sinturel, da Universidade de Genebra, na Suíça. O estudo foi realizado com ratos e mostrou que quando eles estão acordados, seus fígados crescem e quando estão dormindo, os órgãos encolhem ao seu tamanho original.

Há algum tempo, outra pesquisa com seres humanos utilizando ultrassonografia sugeriu que a mesma variação ocorria, mas esta é a primeira vez que os cientistas foram capazes de identificar o mecanismo celular que impulsiona este processo, e ligá-lo aos ritmos circadianos diários. Assim, é possível que não só os nossos fígados são ainda mais curiosos do que pensávamos, mas também que padrões de sono ruins podem ter um impacto sério nas nossas funções hepáticas.

Os cientistas escolheram os ratos para o experimento devido a sua semelhança com os seres humanos em relação ao ritmo circadiano, exceto que são noturnos, mas usam 24 horas tal como nós. Eles descobriram que enquanto estavam ativos e alimentados, os ratos tinham seus fígados trabalhando ao máximo e quem por isso, aumentavam em tamanho por quase a metade. O aumento se deu por causa das células hepáticas que se expandiram, bem como o seu teor de proteína aumentando durante as horas de vigília.

Este estudo é o primeiro a mostrar que o fígado sofre alterações de acordo com o ritmo circadiano e aos períodos de alimentação e jejum. Até o momento, ao que parece, este é o único órgão capaz de oscilar dimensões desta maneira. Estes dados serão muito importantes para tratamentos futuros, uma vez que, muitas pessoas não possuem padrões de alimentação e sono, a pesquisa sugere que nossos estilos de vida podem afetar a função hepática.

Fonte e imagem: sciencealert
Artigo: Flore Sinturel et al