Dormir de conchinha é bom demais! Mas… segundo especialistas dormir nesta posição todos os dias causar problemas ortopédicos e distúrbios do sono

Dormir de conchinha é bom, isso ninguém pode negar. Até os especialistas já encontraram 1001 motivos para dormir abraçadinho com o seu companheiro (a). Segundos dados da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, dormir de conchinha está associado ao aumento do nível de ocitocina no organismo. Esse hormônio normalmente é liberado durante o sexo e é responsável por uma grande sensação de relaxamento. Além de combater inflamações e melhorar a atividade do sistema digestivo. Além disso, essa posição diminui a produção de cortisol, o chamado hormônio do estresse.

No entanto, no ponto de vista ortopédico, podemos ter aí um problema. Os e especialistas que uma vez que o casal pega no sono, a posição de conchinha traz alguns perigos para a coluna e os nervos dos braços. Isso porque A cabeça de quem é abraçado pode pressionar o braço de quem abraça, uma região sensível, com muitos nervos. Após horas nesta mesma posição, a pressão afeta o nervo radial, o que resulta em dormência e alguma dor.  Ao mesmo tempo, o formigamento, muito comum para quem dorme de conchinha, é um sinal de que a circulação sanguínea foi cortada ou, no mínimo, prejudicada. A exposição prolongada a essa posição pode até lesionar o músculo do braço.

Os problemas também podem afetar a qualidade do sono. A médica especialista em sono, Ângela Beatriz Lana, o ritmo de descanso dos parceiros é diferente e as condutas distintas na hora de dormir e acordar podem ter consequências negativas para o organismo. Muitas pessoas que dormem de conchinha acabam tendo o sono comprometido. Como dormir é considerado fundamental para a manutenção do corpo, dormir abraçado dessa forma não é uma ideia muito boa. Isso porque os movimentos do parceiro durante o sono comprometem o descanso que o corpo requer. Tudo que danifica o descanso alheio, pode, segundo os cardiologistas, fazer mal ao coração. Os endocrinologistas ressaltam ainda que é mais difícil emagrecer para quem não dorme as preconizadas oito horas por noite.

Mas este texto não está querendo que você deixe de dormir com seu (ua) companheiro (a) de conchinha. O que precisamos alertar é que essa posição todos os dias e a noite toda pode gerar problemas futuros. No mais, durmam de conchinha pelo menos por 40 minutos, e garantam a ocitocina do dia!

Fonte: ig / arqdosono     Imagens: vivomaissaudavel