5 coisas “bonitinhas” que seu cachorro faz, mas que podem significar um pedido de ajuda!

21699
Comportamento do seu cachorro que significa um pedido de socorro

O comportamento do seu cachorro servem como alerta para um problema. Conforme já explicamos em outro texto, quando ele encosta a cabeça na parede, pode indicar um sério problema neurológico. A forma como ele dorme, pode dar dicas de como ele se sente no lugar onde está. Agora trazemos 5 comportamentos que parecem bonitinhos – e é – mas podem significar problemas de saúde e um pedido de socorro!

 Arrastar o traseiro no chão

Comportamento do seu cachorro que significa um pedido de socorro
O cão arrasta o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o desconforto

O cachorro têm glândulas na região do ânus, que servem tanto para lubrificação como para exalar o cheiro que é responsável pela comunicação com outros cães. Às vezes essas glândulas inflamam, e o cachorro arrasta o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o desconforto. Mas pode significar verminoses, como tênis, que podem causar essa coceira na região do ânus do animal, fique de olho nas fezes, caso veja algo branco, consulte o veterinário. A constipação também causa bastante desconforto e ele pode tanto arrastar o bumbum no chão como ficar sentando, sem querer se levantar. Se seu cachorro anda tendo este comportamento, ele pode estar fazendo um pedido de socorro para você.

 Esfregar o focinho no chão

Comportamento do seu cachorro que significa um pedido de socorro
Esse comportamento pode ser sinal de coceira ou dor de ouvido.

Normalmente depois do banho os cachorros gostam de fazer isso e é normal. No entanto fique de olho nesse comportamento recorrente, pode ser um pedido de socorro. A saber, isso pode ser sinal de coceira ou dor de ouvido. A otite canina pode ter várias causas e afetar partes diferentes do ouvido dos cães. Ela é denominada otite externa, otite média ou otite interna, variando de acordo com o local prejudicado pelo problema. Em todas as causas ele, geralmente, esfregará a cabeça nas coisas. Ele pode estar sentindo muita dor, então procure um veterinário o quanto antes.

 Coçar a orelha com as patas traseiras

Comportamento do seu cachorro que significa um pedido de socorro
A coceira compulsiva na orelha é causada por infecções de parasitas, principalmente.

É um comportamento muito comum do cão. Ele pode fazer isso de vez enquanto para aliviar algum pelo no ouvido, por exemplo. Mas, ele não deve fazer isso o tempo todo. Geralmente, a coceira compulsiva na orelha é causada por infecções de parasitas, contaminação na orelha (de leveduras ou bactérias) ou ainda por um corpo estranho no ouvido (como um pedaço de grama).

 Agachar-se (posição de oração)

Comportamento do seu cachorro que significa um pedido de socorro
Quando um cachorro tem dor no abdômen, geralmente, fica nessa posição.

Se um cão assume a posição de oração com o peito no chão e a cauda no ar, provavelmente está com uma forte dor abdominal. Quando um cão tem dor no abdômen, geralmente é uma situação que inspira cuidados imediatos. Umas das causas mais graves da dor abdominal nos cães é a pancreatite. Alguns cachorros podem ter pancreatite quando comem alimentos muito gordurosos e pode ser perigoso para a sua vida. Normalmente cães pequenos têm esta doença que causa a falta de apetite e vômito. Enquanto seu cão faz o seu melhor para se recuperar, você deve levá-lo ao veterinário.

 Perseguir a própria cauda

Comportamento do seu cachorro que significa um pedido de socorro
Se você observar que o seu cão realmente tenta muito ir atrás da própria cauda, mordê-la e até mesmo mastigá-la, pode ser algo grave.

Algo está errado. Se você observar que o seu cão realmente tenta muito ir atrás da própria cauda, mordê-la e até mesmo mastigá-la, você pode pensar em marcar uma visita ao veterinário. Às vezes os cães vão perseguir suas caudas porque eles estão sendo incomodados por vermes ou pulgas ou passando por algum outro tipo de problema veterinário. Pode ser, inclusive, problema neurológico. Cães ansiosos ou deprimidos também podem perseguir o rabo.

omundoanimal