Estudos e pesquisas

Levantamento inédito confirma: Brasil é campeão de diversidade de árvores

Levantamento inédito confirma: Brasil é campeão de diversidade de árvores
5 (100%) 1 vote

Um levantamento inédito publicado no periódico científico Journal of Sustainable Forestry, mostrou que o Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo. Há mais de 8 mil espécies de árvores, sendo 14% das mais de 60 mil que existem no planeta. Esse levantamento de espécies pode contribuir para identificação de espécies raras e ameaçadas.

A pesquisa também mostrou que 58% das espécies de árvores do planeta são encontradas em apenas um país, estando vulneráveis ao desmatamento e a eventos climáticos extremos causados por ações humanas.

Enquanto que o Brasil foi considerado campeão de diversidade, a região norte da América do Norte tem o menor número de espécies, com menos de 2 mil.




Esse levantamento demorou muito tempo para ser realizado, e ainda está em fase de organização de dados, e por isso ainda não se pode determinar ao certo a quantidade de árvores presentes na Terra. Esse estudo também tem méritos no sentido de que a localização geográfica dessas árvores pode contribuir para sua conservação.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo.



É esperado que o número de árvores da lista cresça, já que a cada ano cerca de 2 mil novas plantas são descritas. Uma base de dados online, a GlobalTreeSearch, será atualizada toda vez que uma nova espécie for descoberta e descrita.

Fonte: bbc
Imagens: florestalbrasil


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo