Curiosidades

Cientistas estão animados: É possível que exista vida extraterrestre na Lua de Júpiter

Cientistas estão animados: É possível que exista vida extraterrestre na Lua de Júpiter

Cientistas estão animados: É possível que exista vida extraterrestre na Lua de Júpiter
Esse texto foi útil para você?

Uma das dezenas de luas de Júpiter, Europa, vai receber duas missões para pesquisar a existência de vida extraterrestre no sistema solar. Europa é uma dos 67 satélites já identificados ao redor de Júpiter, é menor que a Lua da Terra.

A lua é coberta por grandes rachaduras lineares no gelo que cobrem sua superfície e se estendem por milhares de quilômetros. Muitas estão preenchidas por uma substância desconhecida, apelidada pelos cientistas de “gosma marrom”.

Os cientistas sabem que existe água sob a superfície por causa de medições já realizadas em missões anteriores. Isso faz desse satélite um local potencial para procurar por vida.




O oceano de Europa tem uma profundidade de 80 km a 170 km, o que significa que o volume de líquido existente pode ser duas vezes maior que os dos oceanos da Terra. Sabe-se que a água é um pré-requisito para a existência de vida, mas o oceano de Europa também pode apresentar uma fonte de energia química para desenvolvimento de micróbios.

cientistas-estao-animados-e-possivel-que-exista-vida-extraterrestre-na-lua-de-jupiter

Imagens da superfície de Europa feitas pela missão Galileu mostram, em sentido horário a partir da superior esquerda: (1) crosta de gelo quebrada na região conhecida como Conamara; (2) placas da crosta que, acredita-se, quebraram e se arranjaram em posições diferentes; (3) faixas avermelhadas; e (4) uma cratera que pode ter o tamanho do Havaí



Sobre vida extraterrestre sugerimos:

Telescópio da NASA descobre 100 novos planetas alienígenas que podem existir vida extraterrestre
Todo mundo quer saber: Será que existem alienígenas nos observando em outros planetas?
Fonte:  bbc
Imagens: Reprodução/ bbc

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo