Pão torrado demais adquire substância que intoxica o DNA e pode provocar câncer, diz estudo

2941

Você prefere pães bem torradinhos e crocantes? Acredite, você pode estar colocando sua saúde em risco. A Agência para padrões de alimentos do governo britânico alertou que comer pão e batatas torrados demais leva a uma maior ingestão de uma substância química que pode causar câncer, a acrilamida.

A recomendação é que em vez de tostar e assar os alimentos até que eles fiquem muito torrados, fazer isso até que atinjam no máximo uma cor dourada.

O motivo é simples: ao fritar, grelhar, assar a altas temperaturas os alimentos que contem muito amido por muito tempo até que fiquem torrados demais, em altas temperaturas, há uma produção elevada de acrilamida.

A acrilamida é uma substância derivada natural do processo de cozimento. Apesar de ser natural, pesquisas com animais já demonstraram que ela pode ser tóxica ao DNA, favorecendo o surgimento de tumores. Em humanos, esse favorecimento ainda não foi confirmado.

Alguns alimentos que podem produzir essa substância são: batata-frita, pão, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e café.

Ainda não está claro quanta acrilamida o corpo humano pode tolerar, mas a ingestão dessa substância em excesso pode prejudicar o organismo. Alguns dos efeitos dessa substância no corpo humano a longo prazo são o risco de desenvolver câncer ou problemas nos sistemas nervoso e reprodutivo.

Fonte: bbc/
Imagens: Reprodução/ paramais / bbc