Cobertores pesados estão “salvando as vidas” de pessoas com estresse, ansiedade e insônia. Veja como se livrar destes problemas a partir de agora!

Falta de sono, seja ela relacionada à problemas biológicos ou causada por ansiedade e suas consequências, pode afetar todo o seu desempenho durante o dia. Todos os dias pessoas com ansiedade sofrem os sintomas e o estresse tem causado diversos problemas de saúde em uma infinidade de pessoas.

Um estudo de 1992 sugeria o uso da Profunda estimulação tátil por pressão (ou DPTS em inglês) para o tratamento de crianças com autismo. Este tipo de terapia tem efeito semelhante a uma massagem, a pressão exercida sobre o corpo tem vantagens físicas e psicológicas. De acordo com o Dr. Temple Grandin, autor do estudo, a pressão por toque profundo é o tipo de pressão que é exercida na maioria dos tipos de contatos físicos que praticamos no dia a dia, como um abraço, por exemplo. O toque alerta o sistema nervoso, a pressão profunda é relaxante e calmante.

Baseado nisso, especialistas passaram a acreditar que a terapia podia ser útil para tratar ansiedade, insônia e estresse em adultos e que esse “abraço” poderia ser dado durante o sono com o cobertor. Tradicionalmente, cobertores pesados são usados ​​como parte da terapia ocupacional para crianças vítimas de distúrbios sensoriais, ansiedade, estresse ou problemas relacionados ao autismo. Mass segundo especialistas, mais e mais pessoas estão aderindo ao uso de cobertores pesados para tratar seus sintomas.

Como funciona?

Funciona da maneira mais simples possível. Segundo o especialista, cada pessoa deve ter um cobertor com   10% do seu peso corporal. Por exemplo, uma mulher com 60 kg precisaria de um cobertor pesando cerca de 6 kg sobre o corpo. Sim parece pesado, mas a terapia funciona exatamente assim. O peso do cobertor atua como terapia de toque profundo e age sobre receptores sensíveis ao toque localizadas em todo o seu corpo. Quando estes receptores são estimulados, o corpo relaxa e se sente mais equilibrado e seguro. Estudos clínicos sugerem que, quando os pontos de pressão são acionados eles fazem com que o cérebro aumente a produção de serotonina.

A serotonina é aquele hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Quando ela se encontra numa baixa concentração, pode levar ao mau humor, dificuldade para dormir, inibição do desejo sexual, distúrbios de memória e concentração. Cansaço e falta de paciência também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea. Quando a pressão é aplicada com cuidado no corpo, estimula a produção de serotonina, o que eleva o seu humor. Quando serotonina naturalmente converte a melatonina, seu corpo entendo como sinal para descansar. Neste momento, pessoas com problema de insônia se entregam ao sono sem relutar.

Cobertores pesados (ou ponderados) são especialmente eficazes para aliviar a ansiedade. Um estudo de 2008 publicado na revista Occupational Therapy in Mental Health mostrou que eles oferecem uma terapia segura e eficaz para diminuir a ansiedade nos pacientes. Esses resultados foram confirmados em um estudo de 2012 publicado na Australasian Psychiatry, que indicou que cobertores pesados diminuíram com sucesso, angústia e sinais visíveis de ansiedade.

Como construir o seu

O cobertor ponderado, é um edredom normal, porém, possui saquinhos com enchimentos pesados como pérolas de plástico, facilmente encontradas em lojas de artesanato.

pérolas de plástico podem ser encontradas em lojas de artesanato, mas algumas pessoas constroem seus cobertores usando areia ou pedrinhas de aquário.

Material:

Duas mantas do mesmo tamanho
4,5 metros de tecido robusto, como lã
Linha
Tesoura
Fita métrica
Material pesado (feijões secos, argila modeladora, grãos secos, bolinhas de aço, etc.
Régua pequena
Sacos de plástico para armazenamento
Tiras de velcro

Instruções

  1. Corte o tecido em quadrados e prenda-os a uma das mantas, colocando sempre do mesmo lado.
  2. Prenda os pedaços do tecido no lugar, costurando na manta nos três lados deixando um aberto, como se estivesse cobrindo a manta com bolsos.
  3. Determine a quantidade de peso que você quer que seu cobertor ponderado tenha. Você deve adicionar algo entre 5% e 15% do peso do corpo do usuário. Por exemplo, se uma pessoa que planeja usar o cobertor tem 55 quilos, adicione de 3 a 8 quilos de peso.
  4. Pegue pequenas porções do material pesado, colocando de 100 a 200 gramas de material nos sacos plásticos. Sele os sacos, pressione para remover o máximo de ar possível.
  5. Insira os sacos dentro dos bolsos da manta e coloque uma tira de velcro na abertura desses bolsos. Isso facilitará a abertura e fechamento dos bolsos para ajustar a quantidade de peso do cobertor ou remover os pesos quando for lavar.
  6. Coloque a segunda manta sobre a primeira. Costure em três lados, deixando o quarto lado aberto. Coloque velcro na parte aberta da manta, permitindo acesso fácil ao interior e aos pesos.

Se você é uma pessoa  prendada, esse vídeo ensina como fazer o cobertor

Atenção: Não use cobertores ponderados se você estiver sofrendo de um problema respiratório, circulatório, de temperatura, ou se recuperando de alguma cirurgia.

Fontes: forbes / ehow / fasdapsicanalise / Artigo: Temple Grandin Imagens: Reprodução/ friendshipcircle / wearweight