Alimentação

Semente de tomate pode mesmo entupir o apêndice e causar apendicite?

Apendicite semente de tomate apêndice inflamado

“Minha dúvida é quanto a semente de tomate. É verdade que devemos evitá-la para prevenir apendicite? Me disseram que ela deixa o apêndice inflamado.”  (Marcelo)

Marcelo, a apendicite (inflamação do apêndice) é uma doença muito séria e pode levar à morte se a cirurgia de urgência para sua retirada não for feita imediatamente. O apêndice auxilia na defesa do organismo, mas, não faz falta para o funcionamento do corpo humano. É tão pequena a produção de células de defesa, que se o órgão for retirado, não faz muita diferença.

Dizem que a apendicite provoca uma das piores dores que o ser humano é capaz de suportar. E por isso, muita gente evita comer frutas e legumes com caroços e sementes, como uva, goiaba, tomate, gergelim, pepino e quiabo. Mas ainda existe a dúvida se evitar esses alimentos realmente é uma forma de prevenir uma crise de apendicite. No entanto, segundo o Dr.  Humberto Galizzi, presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, não existe nenhuma comprovação científica de que os caroços provocam apendicite, inclusive as sementes de tomate. Aliás, não há provas que a alimentação possa estar relacionada com a inflamação do apêndice.




Se sementes não causam apendicite, o que causa então?

A apendicite também pode ser causada por um processo agudo obstrutivo. Os pedacinhos de fezes, que chamamos de fecalitos, podem impedir a limpeza fisiológica do muco que reveste as paredes do intestino, inclusive do apêndice. Os fecalitos e o muco podem entupir o apêndice e com uma diminuição da circulação sanguínea, favorecerá a proliferação excessiva de bactérias. Isso provoca a inflamação que faz o apêndice aumentar de tamanho até que não se suporte mais e perfure. O órgão também pode entupir se acontecer de ele girar sobre si mesmo, cortando o fluxo sanguíneo e a limpeza do muco intestinal. É o que popularmente se conhece como ‘nó nas tripas’.

Quando há uma inflamação no apêndice, conforme o tempo passa, a infecção aumenta e cresce também o perigo. Todo o processo é muitíssimo rápido. Para se ter ideia, desde o início da dor até o apêndice perfurar podem se passar cerca de seis horas e as chances de haver complicações são de 35%. A dica é: sentiu dores abdominais que estão se intensificando, causando náuseas e febre? Corre para o hospital.



Resumindo: Pode comer semente de tomate, goiaba, uva, sem problemas. Elas não irão entupir o seu apêndice!

Fontes: revistavivasaude / revistaencontro

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo