Anvisa divulga lista dos vegetais com maior nível de contaminação por agrotóxicos no Brasil

♫”Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que parece é”, esta pode ser nossa frase de apoio a tudo que vem nos afligindo em termos de alimentação segura no Brasil. Depois dos escândalos envolvendo as carnes, a ANVISA divulga uma lista que mostra quais os alimentos mais contaminados no país. Mas o pior não é isso… Tais alimentos são aqueles que considerávamos até hoje, os mais saudáveis para nossa família.

A ANVISA analisou quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos e, de acordo com a divulgação cerca de um terço dos vegetais mais consumidos no Brasil apresentaram um nível de agrotóxico acima do aceitável. Além disso, foi registrada a presença de tipos de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.

Na lista, quase todas as amostras coletadas de pimentão apresentavam contaminação acima do aceitável. A batata foi o único vegetal examinado que não apresentou nenhum lote contaminado. Em compensação, praticamente todas (91,8%) as amostras de pimentão apresentavam agrotóxicos acima do permitido. Morango, pepino e alface também estavam entre os itens mais contaminados, apresentando irregularidades em mais de 50% dos lotes examinados.

Até onde pensávamos as frutas e legumes eram os alimentos mais saudáveis para oferecer a nossa família. Mas a verdade é que ao invés de nutrientes, podemos estar ingerindo produtos tóxicos que fazem muito mal para sua saúde. Os agrotóxicos são amplamente utilizados no campo para proteger as plantações de pragas. Um levantamento de 2010 indica que só naquele ano foram usadas 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em plantações no país. Se todos os defensivos agrícolas utilizados por ano em nosso país fossem divididos pela população, daria um galão de 5,2 litros para cada brasileiro.

Fonte: hypeness / cnmp / noticiasnaturais
Imagens: Reprodução/ hypeness