Por que na Índia nascem tantas pessoas com anomalias?

20327

As anomalias congênitas constituem uma importante causa de mortalidade infantil mesmo em países em desenvolvimento. Setenta por cento dessas anomalias de nascimento poderiam ser evitadas ​através da aplicação de vários serviços genéticos comunitários de baixo custo.

A população indiana vive em meio a fatores de risco para anomalias congênitas, como por exemplo, universalidade do casamento, alta fertilidade, grande número de gravidezes não planejadas, falta de cuidados pré-natais, má nutrição materna, alta taxa de casamentos consanguíneos e hemoglobinopatias.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com um grande número de crianças nascidas anualmente com anomalias congênitas. O país deve concentrar sua atenção em estratégias de saúde pública para diminuir essa estatística.

Algumas estratégias de base populacional, como a iodização (adição de iodo ao sal), fortificação de farinha com multivitaminas, suplementação de ácido fólico, cuidados periconcepcionais e triagem pré-natal são algumas das estratégias comprovadas para o controle dessas anomalias congênitas.

Outra ação importante é a implementação de serviços genéticos comunitários. Eles podem ser facilmente desenvolvidos e integrados com os cuidados de saúde primários.

Fonte: ncbi