Cientistas fazem experimento com boneco voodoo e explicam porque a vingança é tão boa!

A vingança é um prato que se come frio”, uma famosa frase que muita gente já disse em relação a alguém. Dizem que a sensação causada por uma vingança é “doce”. Agora, este tema virou peça de uma pesquisa científica que revelou que há uma boa razão para essa sensação de prazer. De acordo com as pesquisas, a vingança equilibra o nosso humor anteriormente negativo.

No artigo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, os pesquisadores usaram um método bastante diferente, mas eficaz. Eles pediram 156 participantes para escreverem um pequeno projeto de vida pessoal que quisessem. Depois pediu-lhe para trocá-los com outros participantes para obter algum feedback. Essa foi a ordem para o grupo de controle, mas em um segundo grupo, um dos pesquisadores fingiu ser um participante e se certificou de deixar o feedback mais absolutamente terrível para alguém.

Mais tarde, os participantes tiveram a oportunidade de demonstrar quão irritado o feedback do colega os deixou. Para isso, eles interagiram com uma boneca de voodoo virtual semelhante à pessoa que havia dado o feedback. Foram então autorizados a picar algumas agulhas através do boneco voodoo. Curiosamente, não só os participantes mais prejudicados conseguiram recuperar seu humor original, mas também mostraram alegria em poder torturar a boneca referente à pessoa que havia feito um feedback negativo ao seu projeto.

Outros testes semelhantes foram realizados e como conclusão os pesquisadores afirmaram que a vingança causa um impulso emocional positivo no cérebro, resultando em uma incrível sensação de bem-estar!

Fonte: iflscience Artigo: David Chester et. al