Todo mundo quer ser aluno dele: Professor de biologia faz histórias em quadrinhos nas provas e conquista a garotada!

Quando a criatividade invade a mente de um biólogo ele é capaz de inventar as mais diferentes situações para encantar seus alunos. Mostramos há um tempo, a história da professora Monique Oliveira, que chega bem antes do horário para preparar desenhos incríveis para seus alunos no quadro. Agora, o Brasil precisa conhecer o professor de Ciências da Natureza, Luiz Rafael do colégio Mopi.

Luiz Rafael, criou os personagens, em conjunto com os alunos e desenvolveu uma prova diferente, toda contextualizada em uma história em quadrinhos. Nem é preciso acrescentar que a “novidade” movimentou a garotada. Luiz contou ao Diário de Biologia que apesar de o nível da avaliação não ter mudado, os alunos  se divertiram muito durante a prova e tiveram os melhores conceitos do bimestre. “ Foram várias notas 10” , disse satisfeito!

Na história, três seres sobre-humanos invadem a cidade de São Manoel dos Gonçalinhos: os fungos, as criptogâmicas e as fanerógamas. E cabem aos heróis Professor Ciências e Biovingadora impedirem o avanço dos invasores e combater o supervilão Sr. Briófita, que representa o Reino Plantae. Assim, de uma forma divertida e interativa, os jovens aplicaram o conhecimento adquirido em sala de aula sobre os Reinos dos Seres Vivos e foram avaliados de uma maneira mais proveitosa. De acordo com o site do colégio Mopi, essa foi a primeira vez que esse tipo de avaliação foi aplicada em um colégio particular do Rio de Janeiro.

O mais legal é que para essa prova fantástica, o professor foi o próprio ilustrador!

Como surgiu a ideia?

Tudo começou quando o professor lecionava para ensino fundamental em 2006 e percebeu que havia uma dificuldade de abstração dos alunos – principalmente dos meninos –  do 6º ano para aprender diversos assuntos da grade curricular daquela série. Ele acabou criando um personagem para ajuda-los. “Eu me fantasiava de professor Ciência, passava gel no cabelo, usava um jaleco enorme e óculos escuros. E pedia para eles criarem um vilão relacionado àquele tema e que eles me ajudassem a derrotar o vilão.”, disse Luiz Rafael. A partir daí ele passou a usar sempre este personagem em suas aulas.

Confira abaixo alguns trechos da prova que conquistou a garotada!

bio2

bio4

bio5

Fonte: colegiomopi / oglobo
Imagens: Luiz Rafael