Curiosidades

O truque para induzir uma pessoa fazer xixi na cama, funciona mesmo? Que tal tentar?

O truque para induzir uma pessoa fazer xixi na cama, funciona mesmo? Que tal tentar?
5 (100%) 1 vote

“É verdade que se colocar água morna na mão de uma pessoa enquanto ela estiver dormindo, ela urina na cama? Várias pessoas já disseram isso e também já vi num episódio do seriado House, mas nunca experimentei fazer!” (Bruna Fonseca)

Bruna, essa é provavelmente uma das pegadinhas mais famosas das festas de pijama. Consiste em mergulhar a mão da pessoa que está “pegada no sono” em uma vasilha com água morna e, supostamente, a sensação inconsciente de água irá estimular uma bexiga e fará com que a pessoa libere a urina ali mesmo na cama em uma situação embaraçosa.

A chave para que a brincadeira dê certo, é ter certeza absoluta de que a pessoa está realmente dormindo pesado. Uma vasilha com água morna é colocada ao lado da cama e a mão do dorminhoco é mergulhada na água e fica ali por alguns minutos, até que, a bexiga da vítima é “incentivada” a liberar toda a urina. Mas será que isso funciona?

Bem, não há artigos científicos comprovando que a imersão da mão em água morna durante o sono induz a pessoa a urinar. No entanto, os MythBusters da Discovery (programa Caçadores De Mitos) testou o truque com um ambiente controlado por equipamentos de monitoramento de sono e alarmes de umidade na cama e o resultado foi ZERO de xixi na cama. Ou seja, o truque não funciona segundo os testes feitos pelos membros do MythBusters.

Na verdade, não como saber se a pegadinha realmente funciona com algumas pessoas. Afinal, há dezenas de vídeos mostrando que funciona (mas podem ser fake ou manipulados) e há ainda a narração de diversas pessoas que juram que já fizeram e que funciona mesmo. O Diário de Biologia, nunca testou e, portanto, não temos certeza. Segundo o urologista Homero Bruschini, da Sociedade Brasileira de Urologia, lavar as mãos ou ver água corrente, por exemplo, são reflexos condicionados que induzem o indivíduo a liberar a urina represada. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, vai além. “Só o fato de pensar em fazer xixi já é suficiente para dar aquela vontade...”

 

O fato é que até os 2 anos de idade, os bebês não têm o menor controle sobre a micção. Basta a bexiga encher um pouco e eles já começam a urinar. Depois de certa idade, as crianças passam a ser, digamos, “programadas” a inibir essa atitude. Se isso não acontecesse, estariam condenadas a fazer xixi na cama ou a usar fraldas pelo resto da vida. Com o passar dos anos, esse domínio é incorporado inconscientemente. Adultos só sentem vontade de fazer xixi ao lavar as mãos, tomar banho ou ver água corrente porque o subconsciente relaciona a água com a vontade de urinar.

Não podemos afirmar se a brincadeira funciona, mas você pode testar seguindo esses passos (depois conte para a gente!):

Garanta que a vítima beba bastante líquidos antes de ir para a cama. Se ela não tiver com a bexiga cheia, certamente não irá urinar!

Quando perceber a pessoa está realmente dormindo, leve uma vasilha com água morna até a cama e delicadamente mergulhe a mão da vítima na água.

Evite ao máximo fazer barulho.

Quem já fez, garante que poucos minutos já bastam para que a pessoa, inconscientemente, faça xixi na cama!

Fonte: revistagalileu / mythbusters / mentalfloss / wikihow

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo