Gatos “congelam” o cérebro quando comem algo gelado pela primeira vez. Descubra porque acontece. {vídeo}

O leitor Lucas Danilucci nos enviou um vídeo de gatos tomando sorvete pela primeira vez e tendo uma reação bastante estranha. E parece que isso se tornou mania. Pais e mães de gatinhos estão dando sorvete para seus bichanos e registrando a reação em vídeo. Você encontrará muitos vídeos assim no You Tube. Mas enfim, o que acontece de fato?

De acordo com especialistas, quando o animal ingere gelado rapidamente, ele sente um entorpecimento cerebral. O nome científico para isso é “ganglioneuralgia esfenopalatina” (que significa “dor do nervo do gânglio esfenopalatino “), mais popularmente conhecido como “congelamento cerebral”. Trata-se de uma forma de breve dor ou dor de cabeça comumente associado com o consumo (em especial o consumo rápido) de bebidas geladas ou alimentos, como sorvete e picolés.

Nos vídeos vemos a reação dos gatos, mas o congelamento cerebral é comum em seres humanos, principalmente quando bebem algo gelado de canudo muito rapidamente. Em ambos os casos, o que a acontece parece ser uma “dor” desencadeada por um aumento abrupto do fluxo sanguíneo na artéria cerebral provocando a reação estranha dos vídeos, mas que desaparece quando essa artéria se contrai. Estudos com humanos mostraram que beber algo muito gelado rapidamente causa uma dilatação da artéria cerebral anterior que imunda o cérebro com sangue. Assim que há a contração a sensação some! Com os gatos é a mesma coisa.

Mas será que isso faz mal? Segundo especialistas, não. Mas é bom que se evite dar coisas geladas para os animais. Além disso, o açúcar contido no sorvete não faz nada bem!

A seguir, veja essa compilação de gatos provando gelado pela primeira vez e tendo seus cérebros “congelados”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=zGvxFqKUE9M

Fontes: huffingtonpost / Ice_cream_headache
Imagens: youtube / pinterest