Médico adverte: nunca, jamais, em hipótese alguma arranque os pelos do nariz

Nunca, jamais, em hipótese alguma arranque os pelos do seu nariz

O site Bussiness Insider divulgou um vídeo na qual o otologista Dr. Erich Voigt explica porque é tão importante ter cuidado ao arrancar os pelos do nariz. Segundo ele, existe uma região do rosto conhecida no meio médico como o “triângulo da morte”, onde o simples fato de arrancar ou aparar os pelos do nariz já poderia ser fatal.

Os pelos da cavidade nasal têm a função de filtrar as impurezas contidas no ar para que não cheguem ao pulmão, ou seja, uma defesa do corpo humano. Devido aos canais de fornecimento de sangue, a partir dos cantos da boca até a ponte do nariz, arrancar esses pelos pode facilitar a entrada de intrusos indesejados nas cavidades nasais, seios da face e até mesmo cérebro. O médico explica que se forem removidos, a probabilidade de contrair uma doença do trato respiratório aumenta consideravelmente, pois apanham a sujidade, vírus, bactérias e toxinas até nós expulsarmos isso tudo para fora através do assoar, espirrar e engolir.

Dentro do nariz, existem pequenos cílios, que são cobertos por muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar colam-se nesse muco. Com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta, e se forem engolidos serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo. Logo, ao arrancá-los, poderemos causar problemas, isso porque os germes vivem na base dos folículos pilosos. Assim, quando você arranca os pelos, os microrganismos que vivem ali podem entrar no corpo e causar infecções.

Estas infecções podem chegar ao ponto de matar. Pois as veias que drenam o sangue a partir do nariz, são as mesmas que drenam o cérebro o que pode causar até mesmo um quadro de meningite. O ideal, segundo o médico é que não mexamos nos pelos nasais, mas, é compreensível que muitas vezes é difícil ter aquela “bola peluda” saindo da abertura nasal. Então, o certo é se cuidar para não os cortar muito perto do folículo, deixando um “pedaço considerável” para que os pelos ainda exerçam o papel de filtro. Ele completa dizendo que a pior coisa seria se você arrancasse os pelos completamente com uma pinça, isso não pode mesmo!

Ter pelos no nariz é uma boa! Com o aumento da poluição no planeta, a tendência é que as pessoas que tenham muitos pelos no nariz, estejam em vantagem. Passando seus genes adiante, no futuro, é possível que todos os seres humanos tenham muito mais pelos na cavidade nasal.

jornalciencia/ magestetica/ businessinsider

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.