Grávidas não devem tomar paracetamol. Estudo diz que ele pode aumentar os riscos de gerar filhos autistas e hiperativos

Grávida pode tomar paracetamol? Estudo explica paracetamol na gravidez

Até agora, tudo que se acreditou sobre o paracetamol é que ele era “liberado” para grávidas. Ao mesmo tempo dizia-se que não trazia nenhum prejuízo para a saúde do feto. No entanto, os estudos relacionaram adversidades associadas a deficiência no neurodesenvolvimento de crianças até 5 anos. Nessa gestações, a saber, as mães fizeram uso frequente de paracetamol durante a gestação.

Segundo o estudo (1), o uso de paracetamol na gravidez pode aumentar os sintomas do espectro do autismo em bebês do sexo masculino. Além disso, pode ser prejudicial para as funções de atenção estando associado a um risco maior de sintomas de hiperatividade/impulsividade. Contudo, mães que usaram o medicamento durante a gestação e tiveram bebês meninos, aumentaram em  30% as chances de problemas. É possível que o medicamento cause prejuízo em algumas funções relacionadas com a atenção. Ao mesmo tempo, provocaria um aumento no aparecimento de dois sintomas clínicos relacionados com o autismo no bebê.

A pesquisadora espanhola, Claudia Avella-Garcia, primeira autora do estudo, explica que as diferenças em termos de gênero podem ser explicadas pelo fato de os cérebros masculinos serem cientificamente comprovados como mais sensíveis. “O cérebro masculino parece ser mais vulnerável a influências prejudiciais durante o, s primeiros anos de vida”, completa.

Para saber se grávida pode tomar paracetamol, os pesquisadores contaram com a participação de 2.644 gestantes. 88% foram reavaliadas quando os seus filhos completaram um ano de idade e 79.9% quando as crianças fizeram 5 anos. Os resultados mostraram que 43% das crianças com 1 ano de idade e 41% das que tinham 5 anos foram expostas a paracetamol durante as primeiras 32 semanas de gravidez. E entre as de 5 anos expostas à substância, verificou-se maior risco de sintomas de hiperatividade e de impulsividade. Os resultados foram obtidos através de teste computadorizado.

Paracetamol pode ser tóxico para fetos

Segundo os autores do estudo, o paracetamol pode ser prejudicial para o desenvolvimento neurológico porque alivia a dor agindo em receptores de canabinoides no cérebro. Como estes receptores ajudam, normalmente, a determinar como os neurônios amadurecem e se ligam uns com os outros, o paracetamol pode alterar estes processos importantes.

Jordi Júlvez, co-autor do estudo explica que o paracetamol pode afetar o desenvolvimento do sistema imunitário ou ser diretamente tóxico para alguns fetos que podem não ter a mesma capacidade que um adulto para metabolizar esta droga ou criando um stress oxidativo.

Com isso, a sugestão é que a prescrição deste medicamento seja mais controlado durante a gestação. OS cientistas que necessitam de estudos mais conclusivos de toxicidade para fetos . Afinal, somente assim, poderá comprovar ou não se ele é realmente prejudicial.

Artigo científico:  International Journal of Epidemiology (1)