Estudo afirma que os gatos compreendem leis básicas da física!

1736

Os felinos de modo geral são bastante inteligentes, isso já sabemos. O nosso gato doméstico, Felis catus, algumas vezes parece entender o que se passa em sua volta e consegue determinar algumas ações apenas observando algumas pessoas ou acontecimentos específicos. É claro que os felinos possuem um instinto de caça desde o início de sua evolução e isso o acompanha sempre, porém algumas vezes parecem superar apenas o instinto e agem de uma forma programada, como se soubesse a causa e o efeito daquele momento ou situação.

Pesquisadores da Universidade de Kyoto no Japão publicaram um artigo na revista Cognição Animal que os gatos possuem uma habilidade ainda desconhecida sobre as leis da física e que pouco se sabe da capacidade de compreensão real que esses animais possuem, bem como o que podem fazer com ela. Claro que o estudo não afirma que os gatos conseguem compreender as teorias e leis da Física como nós conhecemos, mas sugerem que os gatos conseguem identificar a causa e efeito de um determinado acontecimento, como diz a 3º lei de Newton: para cada ação existe uma reação, além da compreensão da gravidade. Os gatos conseguem de fato estabelecer uma relação dessa lei com base na observação, foi assim que o estudo realizou os testes com os felinos.

O estudo evidencia que o gato parece ser capaz de conhecer “causa e efeito” de uma determinada ação. Parecem compreender que existem coisas invisíveis, ou seja, que algumas coisas que não são vistas podem interferir em determinada ação, por isso sua audição é perfeitamente treinada para a caça. O estudo afirma que há evidências de que o gato tem uma compreensão rudimentar da gravidade e que são evidenciadas nesta pesquisa.

gato-rindoyy

O teste se baseou numa observação simples de 30 gatos domésticos. Um pesquisador ficava com uma caixa parada em frente ao gato e sacudia algumas vezes a mesma. Em um dado momento, se colocava algum objeto dentro da caixa que fazia um tipo de barulho e depois virava a caixa, na qual o objeto caia no chão. Quando o gato olhava a caixa e ouvia o barulho ele mostrava no olhar que algo tinha dentro dela e que algo iria cair, apenas olhavam atentamente essa situação. Todavia, os pesquisadores pegaram uma caixa vazia e simulavam um barulho como de um objeto dentro da caixa e movimentavam a mesma para tentar enganar os felinos e quando invertiam a caixa nada caia no chão e os gatos ficavam com o olhar assustado, ou seja, eles esperavam que alguma coisa saísse da caixa e ficaram surpresos com essa situação.

Os pesquisadores concluíram que os gatos certamente compreendem a lei da ação e reação, mas não significa dizer que eles sabem exatamente o que estava acontecendo naquela situação, até porque não dá para confirmar de fato que os gatos compreendem as leis da física, mas o estudo consegue evidenciar que os felinos possuem uma capacidade ainda desconhecida sobre essa ocorrência na natureza e que são muito inteligentes. A ciência acredita que com o tempo possamos provar de fato toda a capacidade intelectual destes animais que são muitas vezes chamados apenas de fofinhos, mas que podem surpreender a inteligência humana.

Site: iflscience
Artigo: There’s no ball without...
Imagens: Reprodução/duniverso/ shareaword