Quando jogamos sal nas lesmas, elas derretem. Entenda como isso acontece!

Parece coisa de desenho animado, mas o cloreto de sódio (sal de cozinha) tem uma propriedade chamada higroscópica, na qual possui alta capacidade de absorver água, ou seja, o sal pode “atrair” água.

Só para esclarecer, o que chamamos de lesmas, na verdade são moluscos terrestres, os gastrópodes, e eles podem ter aquela conchinha torcida bem visível (caracol), ou pode tê-la tão pequena que só percebemos o corpinho molinho e mucoso (meio nojento). As lesmas não têm o corpo protegido por pele estratificada como a nossa, elas possuem apenas uma fina camada unicelular. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que poderia provocar a desidratação desses animais.

Quando jogamos sal na lesma, ela perde água e se desidrata. Mas, nesse caso, por que ocorre a desidratação? É que o sal se dissolve na superfície da pele úmida do animal, formando uma solução salina, em que a água é o solvente e o sal é o soluto. Essa solução salina é muito mais concentrada em solutos (sais) do que a solução dos fluidos do corpo do animal. Assim, ocorre um fenômeno chamado de osmose, em que a água se desloca espontaneamente de uma solução menos concentrada em soluto para outra mais concentrada, até que essas soluções tenham a mesma concentração. Por isso, a lesma perde muita água e morre desidratada.

lesmas

Quando colocamos sal na boca, acontece tudo diferente, o sal rapidamente derrete e nossas células o absorvem. A diferença é que a quantidade de sal que largamos no corpo da lesma é muito maior do que a encontrada no seu organismo, causando o seu “derretimento” através da osmose, como explicado. Ou seja, toda a água que existe no organismo da lesma é “puxado” pelo sal, através da higroscopia, causando a sua morte.

Vale lembrar que não se deve fazer isso, porque causa um sofrimento desnecessário no animal. Mesmo um molusco pequeno é importante para o equilíbrio do ecossistema.

121938
As lesmas possuem a pele diferente da nossa. Uma colher de sal pode “derretê-las”! Foto: reprodução/genius
Imagens: Reprodução/ leninja