Sentir dor de cabeça depois de ter relação é uma doença, sabia?

12354
Dor de cabeça depois do sexo: Pode ser doença?

Dificilmente você tem, ou então conhece alguém que sofre com ela, já que esta doença atinge apenas 1% de toda a população ocidental. Sentir dor de cabeça depois do sexo pode ser doença conhecida no meio médico como  “cefaleia orgástica”.

Também chamada de cefaleia copulogênica, cefaleia associada à atividade sexual ou então cefaleia orgásmica, é uma doença que tem como sintoma dores de cabeça após o orgasmo ou então durante o ato sexual. A doença afeta na maioria dos pacientes são homens entre 20 e 25 anos de idade, segundo estudo realizado na Universidade de Munster, na Alemanha. Além disso, é mais comum em pessoas que já sofrem de enxaqueca.

Segundo Abouch Krymchantowski, neurologista especializado em dor de cabeça, dos mais de 250 tipos de dor de cabeça, a cefaleia do orgasmo representa de 0,2 a 1,3% de todas as dores de cabeça que se manifestam em caráter mais frequente em pacientes.

Segundo o neurologista Pedro Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e professor de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, para se diagnosticar a cefaleia orgástica é preciso que a dor de cabeça aconteça na vigência do ato sexual. Dessa forma, ela pode ser manifestada de 2 maneiras. Na fase inicial de excitação ou da relação sexual, é menos comum e é chamada de cefaleia pré-orgástica. Neste caso a dor de cabeça vai aumentando conforme a excitação. Surpreendentemente, em alguns casos é recomendado até interromper o orgasmo. No segundo tipo, a dor de cabeça aparece no clímax do ato sexual. Krymchantowski afirma que é uma dor explosiva que atinge a nuca ou toda a cabeça. Neste último caso os pacientes relatam dores durando até 48 horas.

A cefaleia orgástica não tem uma causa conhecida. Alguns especialistas afirmam que tem relação com o aumento da pressão sanguínea durante o sexo. Ao mesmo tempo, acontece uma dilatação de vasos na cabeça e a produção de serotonina podem desencadear as crises. Outros defendem que quem sofre da doença, apresenta um desequilíbrio químico natural onde o orgasmo é o fator desencadeante da dor. Uma teoria pouco aceita, afirma que é ligado ao estresse.

O que fazer se você sentir dor de cabeça depois do sexo?

Sob qualquer suspeita, é preciso procurar um neurologista especializado em dor de cabeça. “Ainda há muito desconhecimento em relação a essa doença, por isso é importante procurar um especialista“, afirma o neurologista. O neurologista Pedro Moreira alerta que a cefaleia orgástica não é fatal, porém é preciso investigar as causas. Ao passo que, um diagnóstico correto pode melhorar a qualidade de vida. É fundamental realizar exames como arteriografia cerebral, angioressonância cerebral e ressonância do cérebro. Até porque,  a dor de cabeça pode ser ligado a outras causas graves.

Fazendo corretamente os exames pedidos e eliminando causas graves é hora do tratamento. A terapia é feita com medicação, quase sempre, por via oral e tomado uma hora antes do ato sexual. Ao mesmo tempo, hábitos saudáveis também são importantes, como dormir cedo, praticar exercícios físicos, controlar o estresse e uma alimentação balanceada. E, por fim,  nunca ter vergonha de procurar um especialista.

Fonte: saude.terra/ infoescola