A OMS alerta: bebidas muito quentes podem causar câncer no esôfago!

1656

A Organização Mundial de Saúde, agência especializada em saúde subordinada à Organização das Nações Unidas alertou recentemente que bebidas ingeridas em altas temperaturas podem causar câncer no esôfago. Esse estudo foi realizado pela OMS com base na avaliação de várias pesquisas realizadas pelo mundo sobre a ligação das bebidas quentes com o câncer, especificamente no esôfago. Um artigo publicado em 2011, já alertava para este perigo que é muito comum na China. De acordo com a OMS bebidas com temperaturas acima de 65º C devem ser evitadas, como café e chás, por exemplo.

De acordo com Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da OMS, a teoria deste alerta vem da investigação de vários estudos que o câncer pode ser iniciado pela constante irritação da mucosa da boca e da garganta devido os líquidos quentes que são ingeridos. Todavia, concluiu que é seguro beber seu café ou chá em temperaturas “normais” até 65º C.

Uma pesquisa anterior já havia sugerido que devemos esperar cerca de quatro minutos antes de beber qualquer líquido que tenha sido fervido e evitar o superaquecimento da garganta bem como a irritação. A IARC comunicou que estudos realizados na China, Irã, Turquia e América do Sul, onde se tomam chás ou mates em torno de 70º C, descobriram que o risco de câncer no esôfago aumentou depois da ingestão da bebida, por isso a OMS classificou a “ingestão de bebidas muito quentes acima de 65º C” como provável substância cancerígena para os seres humanos.

De acordo com a OMS, o câncer no esôfago é a oitava causa mais comum de câncer no mundo, com cerca de 400.000 mortes registradas em 2012. Ainda não se sabe a proporção dos casos do câncer que podem está ligadas as bebidas quentes. O diretor Wild confirma que as principais causas do câncer de esôfago são fumar e ingerir bebidas alcoólicas, no entanto, como o índice desse tipo de câncer aumentou, principalmente, nos países da Ásia, América do Sul e África Oriental, onde tem o hábito de beber líquidos muito quentes, foi associado ao câncer de esôfago onde ainda estão sendo investigados.

A OMS analisou mais de 1000 estudos científicos sobre as propriedades das bebidas quentes, como café, chá, leite e outras. Todavia, a epidemiologista Dana Loomis afirma que a associação do câncer está para qualquer bebida ingerida quente. Em estudos realizados em laboratório, água muito quente em torno de 65 a 70º C fez nascer tumores no esôfago em ratos, disse a OMS. A pesquisa também tomou como base outros fatores do câncer, como o tabagismo e o excesso de álcool.

Na China há grande incidência de câncer no esôfago provocado, segundo especialistas, por bebidas quentes.
Na China há grande incidência de câncer no esôfago provocado, segundo especialistas, por bebidas quentes.

Para os apreciadores do café bem quentinho não ficarem decepcionados, a OMS também informou sobre os benefícios do café para o ser humano, onde podem ajudar a proteger as pessoas do câncer de útero e fígado. Por isso, a IARC apontou que o café, em temperaturas até 65º C, pode ser ingerido tranquilamente e podem ajudar a diminuir os ricos de morte com problemas cardíacos, diabetes e até problemas cerebrais, de acordo com um estudo publicado na revista científica Circulation.

O mais importante disso tudo é que as pesquisas científicas estão aqui para ajudar a população a terem uma vida saudável e cada vez melhor, por isso pesquisadores estão empenhados diariamente na busca de respostas e descobertas para auxiliar a vida do ser humano, por isso a OMS alerta a população mundial dos riscos que podem sofrer na luta constante ao combate a doenças e diminuição das mortes pelo mundo.

Fontes: dailymailenago 
Artigos: IARC Monographs evaluate...  &  Hot Beverage and Food...
Imagens: Reprodução/ veja.abril/ bolsademulher