Matemática explica porque você deve fazer xixi enquanto toma banho

Fazer xixi no durante o banho é um assunto controverso. Enquanto muitas pessoas incentivam o xixi no chuveiro com a desculpa de economia de água e até para liberar a tensão, existem pessoas que absolutamente contra.

Para Selma Aparecida Cubas, professora do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo,  essa prática equivale a um retrocesso. Além disso ela explica que o espaço do chuveiro não está preparado para receber o xixi. De acordo com ela, nem todos os ralos têm selo hídrico e aqueles que têm podem ficar impregnados pelo cheiro. Ela cita, ainda, o problema que os compostos da urina podem provocar no piso, que ficaria amarelado e exigiria muito mais água para a limpeza.

Mas agora, temos uma razão matemática para que todo mundo passe a fazer xixi no chuveiro todas as vezes que for tomar banho. Uma descarga média de um banheiro tipo ocidental moderno usa 6 litros de água, um adulto faz, em média, cerca de sete xixis a cada 24 horas. Isso significa, então, que por dia um adulto gasta cerca de 42 litros de água para manter o sanitário limpo depois do xixi. Assumindo que as pessoas urinam sempre a mesma quantidade todos os dias, em um ano, um adulto gasta 15.330 litros de água. Ufa!!!

Só nos Estados Unidos, há 319 milhões de pessoas e se considerarmos que todos fazem a mesma quantidade de xixi em média, vai resultar em um gasto de 4,9 trilhões de litros de água a cada 365 dias, só por causa do xixi. Para efeito de comparação, isso corresponde a 1.970.000 piscinas olímpicas por ano.

83637788

Agora, se você passar a fazer xixi em apenas um banho por dia, você irá urinar seis vezes no vaso sanitário e um no chuveiro, você economizará 2.190 litros de água por ano. Parece pouco? Pense quanto a população dos Estados Unidos economizaria. Nada mais nada menos que 699 bilhões de litros de água!

Então pessoal, como sabemos, o abastecimento de água em todo mundo anda incrivelmente baixo, colabore fazendo seu xixi durante o banho e faça sua parte. Comece hoje mesmo!

Fonte: iflscience/  gazetadopovo     
 Imagens: Reprodução/ebaumsworld/ uproxx