Este bicho libera cheiro de pipoca com manteiga quando vai marcar território. Entenda como acontece

O urso-gato asiático (Arctictis binturong) é peludinho, pequeno, parece um gato exótico e, para marcar território, libera um cheiro igualzinho ao de pipoca com manteiga. Sim, aquela de cinema. E não é só isso, em um estudo recente liderado pela Dra. Christine Drea, cientistas da Califórnia mostrou que além do cheiro, a composição química é a mesma.

Foram estudados  33 ursos-gatos que vivem no santuário Carolina Tiger Rescue, na Carolina do Norte. O cheiro semelhante a pipoca com manteiga vem da urina dos bichos e é expelido tanto pelos machos quanto pelas fêmeas. Ao analisar a urina, os cientistas descobriram que a composição química principal era a mesma da pipoca (uma substância conhecida como 2AP- 2-acetyl-1-pyrroline ).

O estudo publicado no periódico  journal Science of Nature, diz que quando estouramos pipoca, o 2AP é liberado quando o calor inicia a reação entre os açúcares e os aminoácidos do milho, quando acontece o estouro. Segundo os cientistas, o truque dos ursos-gato são as bactérias da pele: observando mais de perto, os pesquisadores perceberam que produz o cheiro é o contato do xixi com esses micro-organismos, exatamente como acontece com o nosso suor nas axilas.

O urso-gato asiático libera um odor muito característico (e bem esquisito) quando vai marcar o território.
O urso-gato asiático libera um odor muito característico (e bem esquisito) quando vai marcar o território.

O urso-gato asiático não pode ser visto por aqui, ele só é encontrado no sudeste da ásia, em países como Bornéo, Vietnã, Malásia, Indonésia e Filipinas, e vive nas florestas tropicais, se alimentando principalmente de frutas, ovos e pequenos roedores.

Fonte: sci-news/springersuper.abril. 
  Imagens: Reprodução/pinterest/ sandiegozoo