Colocar as roupas de cama e bichos de pelúcia no sol funciona mesmo contra os ácaros?

7121

“Li uma matéria de vocês sobre cama arrumada e ácaros, e me surgiu uma dúvida. Colocar travesseiros e cobertas no sol ajuda mesmo a matar microrganismos em geral ou não? .” (Vanessa Murussi)

Olá, Vanessa, tudo bem?  A resposta da sua pergunta é SIM! Se você bem se lembrar do estudo explanado na matéria que você citou (caso não se recorde, pode vê-lo novamente aqui), perceberá que um dos argumentos apresentados para a morte dos ácaros numa cama desarrumada seria a desidratação, lembra? Esta é a palavra-chave para que você entenda o porquê deste método, mesmo sendo antigo, continuar sendo um dos mais eficazes na higienização de roupas de cama e colchões.

Para que você entenda a razão disso acontecer, Vanessa, pense um pouco: o que é necessário para que um organismo vivo se mantenha funcionando? Você provavelmente pensará em várias respostas, e provavelmente, muitas delas estarão certas. Mas todas elas cooperam para um mesmo objetivo: a manutenção da homeostase, o equilíbrio dentro de um organismo vivo que o mantém funcionando. E é neste ponto que uma temperatura ideal exerce papel fundamental.

 

Quando suamos, o preço pago pelo corpo nesse processo é a perda de água, e a reposição constante desta é indispensável. Se você fosse posta num ambiente quente demais, seria justamente essa perda excessiva de água por evaporação que levaria seu corpo a entrar em colapso. E é exatamente isso que acontece com os ácaros e outros microrganismos quando você expõe suas roupas de cama ao Sol.

Os seres vivos em geral têm diferentes maneiras de manterem seus corpos hidratados. E a dos ácaros, como vimos, é justamente esconderem-se nas fibras dos tecidos, especialmente as de lençóis e travesseiros, já que além de um ambiente úmido o bastante, encontram também alimento em abundância: os resíduos de pele que deixamos nesses locais durante as noites de sono. Ao expor esses tecidos à luz solar e a ventilação, quebramos o equilíbrio desse pequeno ecossistema que mantemos em nossas camas. O aumento brusco da temperatura somado as correntes de ar acabam sendo fatais para os ácaros, já que eliminam a umidade, tão necessária para o desenvolvimento destes pequenos animais.

Entretanto, convém lembrar que muitos especialistas alertam para o fato de que nem todos os ácaros são eliminados dessa forma. E contra estes que insistem em permanecer te fazendo companhia na sua cama sem terem sido convidados, a troca periódica de lençóis e travesseiros não somente ainda é a melhor alternativa, como é também indispensável.

Fontes: portalbrasilsaudemelhor  Imagens: Reprodução/mundodastribos