Agora você vai descobrir porque não deveria usar papel alumínio para cozinhar

O papel alumínio aparece como acessório para cozinhar diversos tipos de alimentos. E vamos combinar que é superprático para evitar sujeira e também para uniformizar o cozimento de assados, além de manter alimentos quentes por mais tempo. Mas agora está sendo divulgado que a combinação de papel alumínio e calor representa diversos riscos para a saúde e já foi até relacionado ao Alzheimer.

Usar o produto em alimentos frios não representa tanto problema, mas ao aquecer o calor leva partículas do alumínio a passar para a comida e isso pode representar problemas de saúde a longo prazo. O excesso de alumínio no organismo afeta diretamente os osteócitos (células ósseas) dificultando a absorção de cálcio, que fica se acumulando no sangue e atrapalha o funcionamento da paratireoide.  Em um estudo de autópsias com pacientes de Alzheimer, cientistas encontraram grandes quantidades do metal no tecido cerebral. Isso sugere que a doença tem uma relação com a dosagem de alumínio no corpo.

Na verdade, há uma tolerância de alumínio que o corpo consegue processar sem absorvê-lo. Aliás, o metal está presente em diversos alimentos e medicamentos que consumimos. O sulfato de alumínio é usado ainda como um dos fundamentais purificadores químicos para tornar a água potável. O problema é que o alumínio na cozinha pode estar levando as pessoas a ultrapassarem esse limite.

Um estudo publicado no International Journal of Electrochemical Science, analisou a quantidade de alumínio que era carregado para a comida quando preparamos carne moída no forno. Para surpresa de todos, o uso de condimentos apimentados ou ácidos aumentam a dissolução do alumínio em 8 vezes. O tempo de cozimento também é importante, pois a liberação de alumínio aumenta exponencialmente quanto mais tempo no forno.

As panelas de alumínio representam um preocupação menor, pois na maioria dos casos, ela vem protegida por uma camada oxidada que limita a dissolução do alumínio na comida.   Uma pesquisa feita na USP recomenda que é importante água várias vezes na panela até que o fundo fique fosco, assim irá assegurar 6 vezes mais contra a contaminação por alumínio.

Fonte: usp/ electrochemscisuper.abril/ ecologismos    Imagens: Reprodução/cologismos /