Por que os cachorros cheiram o rabo uns dos outros?

“Por que meu cachorro fica cheirando o traseiro dos outros cachorros quando levo ele pra passear?” Júlio Cesár

Acho que esse é uma dúvida muito frequente, Júlio. Conhecidos por terem um olfato muito mais aguçado do que o humano – cachorros têm o sentido mais desenvolvido de 10 a 100 mil vezes. Praticamente tudo o que um cão precisa saber de outro está no ânus. Naquela região se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte.Parece nojento (e é nojento, ecaaa!), mas o odor fornece a outros cachorros informações importantes, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal.

O cheiro exalado pelo ânus do cão, funciona como se fosse uma espécie de carteira de identidade. A comunicação química se dá por meio de uma glândula especial, chamada de órgão de Jacobson. O aparelho biológico ignora os odores inúteis  e encaminha todas as informações químicas diretamente ao cérebro, possibilitando ao animal o conhecimento sobre seu amigo com uma boa fungada.

Especialistas dizem que esses animais são capazes de descobrir uma série de características cheirando a região do ânus do ‘colega’, como por exemplo: gênero, estado emocional, dieta, idade e muito mais.

dogs-sniffing-each-other

Cachorros muito submissos tapam completamente suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam seu cheiro. É por isso que esses cães saem por aí literalmente “com o rabo entre as pernas” dando origem inclusive, ao famoso ditado popular! E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro e assinalar: “Sou o dono do pedaço!”.

Fonte: revistagalileuexame.abril   Imagens: revistagalileuexame.abril