Pesquisadores afirmam que este cogumelo pode provocar orgasmos nas mulheres apenas pelo cheiro

Um estudo, publicado na revista Journal of Medicinal Mushrooms em 2001, afirma  ter descoberto uma espécie de fungo, que teria cerca de 600 mil anos, capaz de induzir orgasmos nas mulheres apenas pelo cheiro.

O estudo foi observacional feito foi muito superficialmente, e envolvia uma amostra muito pequena de cogumelo. Assim, não existem provas seguras de que esse misterioso cogumelo possa realmente levar mulheres ao clímax. Os pesquisadores tinham sido alertados sobre os rumores do aroma deste cogumelo, pertencente ao gênero Dictyophora,  que posteriormente, foi renomeado para phallus. O fungo é especialmente difícil de ser encontrado pois crescem somente em fluxos de lavas de 600 a 1.000 anos de idade, o que restringe muito sua proliferação.

O experimento contou com 16 mulheres onde seis delas afirmaram chegar ao clímax, já as outras 10 afirmaram ter reações fisiológicas perceptíveis. O teste também foi feito com 20 homens e nenhum deles afirmou sentir coisa alguma, a não ser um cheiro insuportável.

“Na verdade, quase metade das mulheres experimentou orgasmos espontâneos, enquanto cheiravam o cogumelo. Estes resultados sugerem que os compostos, semelhantes a hormônios, presentes na porção volátil da massa de esporos, podem ter alguma semelhança com neurotransmissores humanos liberados durante uma relação sexual”, afirma John C. Holliday e Noah Soule, autores do estudo.

mushroom-orgasms_1024

Em termos científicos e metodológicos nada comprova a eficácia deste cogumelo quanto a sua capacidade de fazer com que mulheres atinjam o clímax. Conforme narrou o site Jornal Ciência,  o cogumelo causou um aumento de frequência cardíaca nas mulheres – que por si só não configura um orgasmo, ou seja, os cientistas fizeram pouco para comprovar os “orgasmos” relatados. Também, os resultados de uma pesquisa não podem ser vistos como definitivos, já que eles podem possuir efeitos diferentes em conjuntos de pessoas sob diferentes condições, além do mais, não existe nenhuma evidência cientifica que comprove que um orgasmo possa ser induzido apenas por um “perfume”.

Então, não se animem, que estudos ainda não são conclusivos!

Fontes: jornalcienciabrasilpost//sciencealert
Imagens: Reprodução/sciencealert/Phallus