O que é melhor? O cocô boiar ou afundar? Veja o que a densidade das suas fezes pode dizer sobre sua saúde

Fezes boiando: O que é melhor? O cocô flutuar ou afundar?

Embora muita gente não dê importância para isso, a densidade das fezes é uma chave importante no diagnóstico de doenças. Isso quer dizer que o cocô flutuar ou boiar pode fazer a diferença na hora da consulta médica. Mas o que é melhor? Quando flutua ou quando afunda? Fezes boiando, por exemplo, é um indicativo de problemas no pâncreas. Veja detalhes abaixo.

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Ciências Médicas e da Saúde da PUC São Paulo, explicou que existe uma escala para classificação das fezes. A Escala de Bristol ou Escala de fezes de Bristol é uma escala médica destinada a classificar a forma das fezes humanas em sete categorias. A forma e a consistência das fezes dependem do tempo de permanência do mesmo no cólon. O cocô saudável é cilíndrico, comprido e sua evacuação acontece sem machucar reto e ânus ou causar outras dificuldades que se tornam um segredo, guardado apenas entre você e o vaso sanitário.

O que muita gente não sabia é que o fato do cocô afundar ou boiar pode ter algum impacto positivo ou negativo na nossa saúde.

  O hábito de segurar a ida ao banheiro pode trazer graves consequências para sua saúde

O coloproctologista Alexandre Fonoff, coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano (São Paulo), diz que o que determina se o cocô boiará ou afundará, é sua composição e isso envolve, além da biologia, um pouco de química e física.

Quando o cocô boia, o que significa

Quando o cocô boia é, geralmente, sinal de gordura a que quando presente nas fezes pode mostrar que a pessoa consumiu comidas gordurosas. O excesso de gordura nas fezes não é saudável: fezes engorduradas geralmente indicam problemas no pâncreas ou no fígado. Outra possibilidade é que haja bolhas de gás no cocô. Isso acontece quando a pessoa produz muitos gases, seja por causa de alimentação rica em alimentos responsáveis por flatulência (feijão e repolho, por exemplo) ou por problemas intestinais permanentes, como a Síndrome do Intestino Curto.

Cocô que afunda, o que significa

Fezes saudáveis no geral devem afundar. A maior parte da massa fecal é constituída de bactérias da flora, fibras e água, e essas afundam.  Quando afundam, normalmente são fezes mais compactas e, por isso, mais densas. Não se tratam de fezes secas, pelo contrário, comumente elas têm mais água e fibras vegetais e são pobres em gordura e bolhas gasosas.

Fonte: minhavidamundoestranho/Escala_de_Bristol Artigo: Martinez & Azevedo