Dormir com a luz acesa ou com a TV ligada pode resultar em graves crises de enxaqueca

insônia afeta 48% dos norte-americanos ocasionalmente e 22% deles toda noite ou quase todas as noites. Além disso, muita gente sofre de enxaqueca e não se dá conta de que o  problema poderia ser evitado se as pessoas tomassem uma atitude muito simples: apagar totalmente as luzes do ambiente em que está dormindo.

O problema todo envolve a produção do hormônio do sono, chamado melatonina. Para que a glândula pineal, órgão do corpo humano responsável pela produção deste hormônio, inicie sua fabricação existe a necessidade da ausência de luz. É por isso que, antes de dormir, as pessoas apagam as luzes. É a informação necessária para que o organismo comece a gerar a substância que, se criada em quantidade suficiente, produzirá uma noite de sono tranquila e restauradora.

Dormir em um ambiente iluminado faz com que o organismo receba informação visual demasiada antes de dormir retardando o início da produção de melatonina, isso pode causar problemas de insônia e a longo prazo, enxaqueca.

A preocupação com esse hormônio ficou ainda maior nos últimos anos quando foi descoberto que a melatonina não é importante apenas em relação ao sono. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) usou essa substância, um placebo e um antidepressivo no combate às crises de enxaquecas. O grupo de pessoas que foi recebeu doses de melatonina teve uma diminuição maior nas ocorrências da doença tanto em relação à intensidade quanto em número de episódios quando comparado com os outros participantes do estudo.

nrneph.2009.88-f4

Uma das grandes inimigas do sono é a luz azul. Um estudo realizado na Grã-Bretanha mostrou que luzes nesse tom geralmente melhoram o estado de alerta e o desempenho das pessoas. Por isso, são muito utilizadas nos locais de trabalho.  Quando as pessoas são expostas à luz azul à noite, nos momentos antes do sono, seja na TV, na tela do computador ou mesmo nos relógios digitais, isso afeta a produção da melatonina e destrói os hormônios do sono.

Portanto, é importante que ao deitar para dormir as luzes estejam apagadas. Isso irá garantir que você não sofra com insônia e muito menos tenha sintomas de enxaqueca longo prazo.

Fonte: webmd/saude.hsw/ sleepio
Imagens: Reprodução/escda/ gler/tenacao