Cientistas descobriram: Dá para reduzir as calorias do arroz pela metade. Aprenda o passo a passo!

O arroz é sem dúvida um dos grandes vilões da dieta. É um carboidrato saboroso consumido em pelo menos 90% da população mundial, mas uma xícara de arroz cozido (puro, sem contar outros ingredientes que possam ser usados em seu preparo, como óleo e manteiga) tem pelo menos 200 calorias. A maior parte calórica do arroz vem do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e, quando consumido em excesso, é armazenado como gordura no nosso corpo.

A ideia de conseguir reduzir pela metade as calorias do arroz é o sonho de muita gente que vive de dieta, pois essas pessoas “sofrem” com a ideia de que a quantidade diária de arroz precisa ser mínima.

Como fazer o arroz reduzir 50% das calorias?

Cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka encontraram uma maneira de preparar o arroz que pode reduzir suas calorias em 50%. Veja:

Você ferve água e cozinha o arroz. Mas antes de adicionar o arroz à água, os pesquisadores colocam óleo de coco no líquido (a quantidade de óleo de coco usada precisa ser de 3% o peso do arroz a ser preparado). Depois de pronto, os pesquisadores deixam o arroz na geladeira por 12h antes de requentá-lo para ser servido. Pronto as calorias estão reduzidas, segundo eles.

Mas, como esse preparo pode reduzir as calorias?

A resposta tem um pouco de química. Os alimentos como milho, arroz e batata existem tipos diferentes de amido. O primeiro tipo é digerido pelo corpo, se transformam em glicose e, possivelmente, em gordura. O segundo tipo é mais resistente e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. Ou seja, você acaba armazenando uma quantidade mínima de gordura.

As pesquisas feitas indicaram que o modo como preparamos um carboidrato pode alterar a forma do amido, transformando uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. E é justamente isso que o procedimento de preparação do arroz propõe.

Ao receber um lipídio (o óleo de coco) antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo, o arroz passa por algumas mudanças químicas, que mudam a sua composição. Usando esse método, cientistas foram capazes de reduzir as calorias do arroz em até 50%. Segundo os pesquisadores, esse método pode servir também para outros carboidratos além do arroz.

Fonte: washingtonpost/ revistagalileu