Castanho, azul, verde… essas são algumas das cores dos olhos. Nossa espécie possui um grande polimorfismo, com várias tons de pele, de cor dos olhos e dos cabelos. Tudo isso está relacionado a questões genéticas e evolutivas: essas tonalidades estão ligadas a produção de melanina, e quanto maior a quantidade desse pigmento, mais escuros são os olhos, os cabelos e a pele. Evolutivamente falando, há milhares de anos, em algum momento, indivíduos que se afastaram dos trópicos deixaram de sofrer pressão de fatores ambientais (como a exposição aos raios ultravioletas – UV), e começaram a produzir uma menor quantidade do pigmento, surgindo assim peles, cabelos e olhos de tonalidades claras. Além disso, a produção de melanina está relacionada a genética, mas, ao contrário do que se fala, não é uma característica mendeliana monogênica, ou seja, não é influenciada por um único gene. Atuam também sobre a expressão desses fenótipos diversos fatores ambientais.
Na nossa sociedade, comumente temos um padrão de beleza europeizado, principalmente pelas relações de poder e ideologias deturpadas, nas quais o homem branco, loiro, de olhos azuis, é considerado o modelo de beleza e perfeição. Na história, como apontamos em um texto sobre eugenia (ver link), são comuns os episódios em que exalta-se esse modelo de beleza e inferioriza outros padrões. Mas seria mesmo as pessoas de olhos claros superiores? Já sabemos que pessoas com olhos e pele claras são mais sensíveis a luz e correm mais riscos à exposição aos raios solares. No entanto, para você que acha que seus olhos possuem uma cor comum e que a proteção contra os raios UV é a única vantagem, aqui vai uma novidade: de acordo com a ciência, seus olhos castanhos são especiais!
De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas e psicólogos, pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, possuem um espírito mais enérgico e são capazes de se sensibilizar mais facilmente com a dor alheia. Assim, por inspirarem maior confiança, pessoas com olhos castanhos parecem ter mais facilidade em fazer amigos e, portanto, são mais sociáveis. São pessoas apaixonadas pela vida, e que são tão sensíveis, que são capazes de viver a dor do próximo. Essas pessoas são lutadoras e capazes de fazer de tudo por quem amam! Bonito, não é mesmo? As pesquisas indicam também que o formato do rosto influencia, e muito, nessas percepções sobre a personalidade das pessoas. Outra pesquisa ainda indica que pessoas com olhos escuros possuem maior reflexo, mas nada indica quem tem melhor visão ou não.
Porém, não fiquem tristes, pessoas dos olhos claros, vocês também tem vantagens. Pesquisas preliminares apontam que mulheres brancas de olhos claros parecem tolerar melhor a dor e a angústia do que mulheres de olhos castanhos. A pesquisa, realizada com gestantes, verificou que mulheres de olhos claros possuem menos indícios de ansiedade e depressão pós-parto. E de acordo com as observações, a dor está relacionada, além de fatores como sexo e idade, as características físicas, como a cor dos cabelos e dos olhos.
Pois é, muitos estudos ainda precisam ser realizados para compreender a relação entre as características físicas e as características psicológicas do ser humano. Porém, uma coisa é certa: sejam seus olhos claros ou escuros, você é especial. Toda característica tem suas vantagens e desvantagens, então admire a sua beleza como ela é!
Fontes: d1news/hypescience/elpais/evolucionismo/tudoatualizado/noticias/r7mulheres Imagens: Reprodução/ vejaabril/ consultoriodeastrologia