Você não consegue curar sua dermatite, rinite ou asma? O problema pode ser alergia ao leite de vaca


Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, principalmente às proteínas do coalho (caseína) e às proteínas do soro (alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina). De acordo com a alergista Ariana Yang , muitas pessoas acham que têm alergia ao leite, mas metade dos diagnósticos é exagero. E o que tem sido feito é a retirada do leite da dieta da criança (ou adulto) sem se quer procurar um médico, ou fazer o teste.

O leite é a principal fonte de cálcio, proteína e vitamina A para as crianças em geral. Também é fonte de zinco e vitaminas do complexo B. Por isso, antes de cortar o leite da rotina é preciso fazer o teste alérgico.

No entanto, além do exagero no diagnóstico há também pessoas que confundem os sintomas da APLV com dermatite atópica, asma e até rinite. É comum que as crianças principalmente, desenvolvam qualquer uma destas três doenças e que os sintomas sejam ratados separadamente, quando na verdade, é preciso tratar a APLV para resolver todos os outros problemas. Por isso é tão importante fazer o teste alérgico.

 


No Brasil, poucos lugares oferecem o Teste de Provocação Oral, fundamental para confirmar ou não a alergia. Apesar de muitas pessoas terem receio de fazer esse teste, ele ainda é o único método para confirmar o diagnóstico de APLV e também para verificar se houve desenvolvimento de tolerância (melhora).

Durante o teste o leite será reintroduzido na dieta em pequenas doses com aumento progressivo no volume, na presença do médico em ambiente hospitalar ou ambulatorial, a depender do tipo de reação previamente apresentada.

Fonte:  bemestar/  alergiaaoleitedevaca / moreirajr

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.