Culturas pelo mundo tem hábito de beber urina de camelo para curar doenças, mas a OMS alerta: xixi de camelo pode transmitir vírus mortal

Os seres humanos convivem com os camelos desde o passado mais remoto. Isso todo mundo sabe, mas o que muita gente não sabe é que em várias culturas é comum o uso de urina de camelo como remédio. O fato é que a urina do camelo vem sendo usada desde os tempos de Maomé (indicado pelo próprio nas escrituras árabes) como um poderoso elixir curador de dezenas de males. Também com base na interpretação de uma passagem do Hadith, livro sagrado muçulmano, algumas pessoas passaram a ingerir a urina destes animais com fins de curar problemas de saúde.

No iêmen, alguns lugares da África, egito e oriente médio, não é difícil encontrar vendedores de urina de camelo e até lojas especializadas que vendem ao equivalente a 4 reais o litro de urina que é misturada ao leite e ingerida. O xixi do bicho é usado também nos salões de beleza indicado para uma série de tratamentos de pele e cabelos.

20150611114903_7242

Perigo do xixi

Recentemente, a história de pessoas que gostam de beber urina de camelo se espalhou pelo mundo depois que um surto de Síndrome Respiratória do Oriente Médio Cronavirus, doença fatal causada pelo consumo de xixi do animal, matou sete pessoas na Coreia do Sul.

Os coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. Alguns tipos deste vírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da síndrome em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome” que pode levar à morte por insuficiência respiratória.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado contra o consumo de urina. “Práticas de higiene devem ser observadas”, revelou em comunicado. “As pessoas devem evitar beber leite cru de camelo, a sua urina ou comer carne que não tenha sido devidamente cozida.”

Fonte: metro/ portalsaude/ mundogumppendenciashoje/ pop/    Imagens: Reprodução/ xhpfmmetro