Seria o “Band-Aid” do futuro? Cientistas americanos desenvolvem curativo elástico que carrega medicamentos

Um hidrogel resistente e que pode ser esticado e se ajusta à pele funcionado como uma “atadura inteligente” foi desenvolvido por cientistas americanos. O material seria uma espécie de Band-aid do futuro e carrega consigo sensores de temperatura e reservatórios de medicamentos que prometem liberar drogas de acordo com mudança de temperatura na pele do usuário. Para tornar o curativo ainda mais surreal, luzes de LEDs são incorporados ao hidrogel e podem acender avisando que o medicamento está no fim.

O curativo de hidrogel é extremamente flexível e pode ser esticado, isso significa que pode aplicado em qualquer área do corpo, incluindo articulações, como os joelhos ou os cotovelos se soltar o se alterar. Os desenvolvedores dizem que o material possui tubos e furos pelos quais a medicação flui, entregando drogas diferentes para diferentes segmentos da pele, pela influência de sua respectiva temperatura.

Segundo Hyunwoo Yuk, um membro da equipe desenvolvedora do produto, a matriz de hidrogel é muito versátil. Uma capacidade única é que se um sensor detecta algo diferente, como um aumento anormal da temperatura, o dispositivo libera os medicamentos neste local específico, selecionando uma droga a partir dos seus reservatórios. Os medicamentos podem difundir-se na matriz de hidrogel para libertação sustentada ao longo do tempo.

Ao que parece, este hidrogel funcionaria como uma espécie de “pomada” que também seria eficiente para queimaduras e doenças da pele, mas, de acordo com os cientistas, não está limitado ao uso externo, podendo, também ser  usado dentro do corpo para abrigar eletrônicos implantados, tais como sensores de glicose ou sondas neurais.

Fontes: sciencealert/gooru  Imagens: Reprodução/ sciencealert