Ingredientes da pasta de dente podem estar associados ao câncer, diz pesquisador

1513

De acordo com o Doutor Toby Talbot, especialista em odontologia restauradora e membro do Royal College of Surgeons of England, as substâncias contidas no creme dental podem causar câncer. O dentista ainda afirma que muitas vezes os ingredientes estão nos produtos mais por uma questão industrial, não levando em conta a segurança clínica, por isso ele ressalta que é imprescindível que o consumidor esteja atento ao rótulo.

Uma dessas polêmicas substâncias é o Lauril sulfato de sódio, usado nos cremes dentais em grandes quantidades como um detergente e também como uma mistura que facilita a união dos elementos. O problema desse componente é que ele abre espaço para agentes tóxicos e cancerígenos, que podem vir de diversas fontes, como por exemplo cigarros e alimentos com agrotóxicos.

Segundo o dentista, a mucosa da boca é um dos tecidos mais sensíveis e delicados do organismo. O lauril sulfato de sódio tem o poder de abrasão, já que é um detergente, e pode causar irritação na boca. Quando o paciente tem úlceras ou machucados na boca, é recomendado que se evite o uso de cremes dentais com essa substância.

Como-limpar-bijuterias-pasta-de-dente_0

No ano passado, de acordo com o  DailyMail, a empresa Colgate retirou a substância triclosan dos seus produtos que foram vendidos nos Estados Unidos. Enquanto a empresa afirma que o triclosan é seguro em doses pequenas, o dentista diz que esse ingrediente foi testado em animais e que possui efeito sobre a atividade hormonal e atividade carcinogênica.

Outro caso são os produtos clareadores de dentes que possuem peróxido de hidrogênio. Esse produto pode ser tóxico e irritante para tecidos moles, podendo danificar as membranas bucais e causar danos às gengivas. Outra polêmica é que a concentração dessa substância nos produtos vendidos são insuficientes para provocar um real efeito clareador, o que pode caracterizar uma “propaganda enganosa”.

Fonte: jornalciencia/ dailymail    Imagens: mulher/fatosdesconhecidos