Cientistas peruanos conseguem cultivar batatas em um ambiente muito similar a Marte

A batata “inglesa” foi “domesticada” pela primeira vez pelo ser humano na região onde hoje é  Peru, entre 8.000 e 5.000 a.C. e se espalhou entre praticamente todos os povos do mundo. Hoje, é um dos alimentos mais importantes da Europa. E já está provado: é um dos alimentos mais resistentes e adaptáveis do planeta.

O  Centro Internacional de la Papa (CIP), tem se empenhado em testar a capacidade de desenvolvimento das batatas nos lugares mais improváveis. Hoje, possui uma equipe de cientistas empenhada em tentar cultivar os tubérculos em um ambiente que simula as condições do planeta Marte. A composição da superfície de marte é fundamentalmente de basalto vulcânico com um alto conteúdo em óxidos de ferro que proporcionam o vermelho característico da superfície. Pela sua natureza, assemelha-se com a limonite, óxido de ferro muito hidratado. Os seus três principais constituintes são, por ordem de abundância, o oxigênio, o silício e o ferro.

A intenção dos testes é provar a resistência das batatas em um solo considerado impróprio para produção deste tubérculo. Joel Ranck, chefe de comunicações do Centro Internacional de la Papa, afirma: “Nada melhor para aprendermos sobre mudanças climáticas do que cultivar em um planeta que morreu há dois bilhões de anos. Precisamos que as pessoas entendam que se pudermos cultivar batatas nas condições extremas de Marte, podemos salvar vidas na Terra”.

CIP-Lima-4

O fato dessa organização estar estudando como um vegetal vai reagir sendo cultivado em solo marciano pode parecer um pouco inútil, mas não é. Além de ser possível ter uma ideia melhor de como pode ser uma possível excursão para o Planeta Vermelho e, pensando mais adiante, até nas condições de uma colonização, os estudos nos mostram como podemos produzir alimentos em áreas dadas como destruídas e inférteis na própria Terra, o que pode ajudar muito no combate à fome, que chega a afetar cerca de 842 milhões de terráqueos.

Fonte: cipotato/tecmundo/Geologia_de_Marte  Imagens: cipotato