Belezas da natureza: Conheça os 7 buracos mais fascinantes do mundo!

2504

A natureza é repleta de belos e surpreendentes mistérios, não é mesmo? Frequentemente nos surpreendemos com as imensas formações geológicas, vulcânicas e marítimas, sempre havendo novas descobertas. É comum conhecermos melhor sobre aquilo que está na superfície terrestre, e há muitos relatos sobre montanhas como o Monte Everest (a mais alta do mundo, com 8.848 metros). No entanto, muito pouco conhecemos sobre o que está abaixo, nas profundezas da Terra. Muitas vezes, apenas sabemos sobre aquilo que é visível. Nessa matéria, vamos apresentar algumas dessas formações fantásticas que, talvez, muitos nunca tenham ouvido falar: tratam-se dos maiores e/ou mais lindos buracos do mundo, verdadeiras belezas naturais! Confira:

 

1- “The Great Blue Hole” (O buraco de Belize)

The-Great-Blue-Hole-1

Sem dúvidas, um dos mais lindos do mundo! Localizado na América Central, a cerca de 70 quilômetros da área continental de Belize, também é conhecido como o “buraco azul”. Existem vários outros buracos azuis no oceano, que nada mais são do que cavernas subaquáticas (ou sumidouros naturais), consideradas falhas geológicas. Porém, apesar de existirem diversos desses buracos espalhados pelo oceano, nada se compara ao de Belize: com uma beleza única, é um dos maiores buracos oceânicos, com 125 metros de profundidade e 300 metros de diâmetro! Como ele surgiu? Por meio de uma caverna submersa, que cedeu ao subir o nível do mar. O buraco é uma parte da Reserva da Barreira de Recifes de Belize, considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

2- “Dean’s Blue Hole” (O buraco azul dos Deans)

deans-blue-hole

Localizado na baía oeste de Clarence Town, em Long Island, Bahamas, é o mais fundo buraco azul dos mares! Enquanto a maioria dos buracos azuis chega no máximo aos 50 metros, este possui cerca de 201 metros de profundidade. Por isso, sua profundidade surpreende e o torna um mistério: não se sabe ao certo o que há lá em baixo. O nome se deve aos proprietários do local (a família Dean). Por conta de sua beleza, este local tornou-se um lugar muito visitado por mergulhadores.

3- Morning Glory Pool

morning-glory-pool

Localizada nos Estados Unidos, no famoso Parque Yellowstone, essa piscina termal tem profundidade de 4 metros. Seu nome originou-se em 1880, devido a sua semelhança com uma flor conhecida como “glória da manhã”. Sua cor exuberante se deve a uma população de bactérias que habita suas águas. Devido a intervenção humana, essa maravilha quase perdeu (e ainda corre risco) sua cor, pois muitas pessoas jogam moedas, lixo, pedras e troncos no poço, o que causa o resfriamento das águas e, consequentemente, mata as bactérias termófilas. Além disso, grande parte dos escombros aglutinam-se, obstruindo as correntes de vento da primavera, o que acentua ainda mais a perda de calor.

4- Bala’a

balaa

Localizado na região norte do Líbano, trata-se de um sumidouro que fica ao fundo de uma caverna com cerca de 250 metros. O mais fantástico nem é propriamente o buraco, mas a queda da água que infiltrou e perfurou um de seus lados, formando uma espécie de “cachoeira”.

5- Lago vermelho

red-lake-imotski

Localizado na Croácia, é conhecido por suas numerosas cavernas e penhascos, que possuem mais de 241 metros acima do nível da água, mas continuam abaixo dela. Sua profundidade total é de cerca de 530 metros, com um volume de 25 a 30 milhões de metros cúbicos, o que o torna o terceiro maior buraco do mundo, sendo suas águas drenadas para fora da bacia por meio de sumidouros subterrâneos. No meio dessas formações cavernosas encontra-se um lago, que surgiu devido ao processo de erosão das rochas pela água.

6- Ik Kil

ikkil

Localizado no norte da península de Yucatán, no município de Tinum (México), faz parte do Parque Arqueológico Ik Kil. Trata-se de um buraco a céu aberto, com cerca de 26 metros de água abaixo do nível do solo, tendo o poço em seu total cerca de 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. As trepadeiras que descem das bordas do buraco completam esse cenário maravilhoso, contemplado por muitos turistas que vão até lá nadar.

7- Zacatón

Zacatón

Também localizado no México, trata-se de um sistema de águas (um sumidouro de águas térmicas), da cidade de Aldama, próximo a serra de Tamaulipas. Considerado o buraco preenchido com água mais profundo do mundo, possui cerca de 399 metros de profundidade. Supõe-se que foi formado inicialmente por atividade vulcânica e posteriormente sofreu influências de atividades erosivas. Dos vários buracos existentes naquela região, este é o único com fluxo de água visível.

Bem, é até injusto colocar apenas 7 buracos em nossa lista. Muitas outras formações naturais certamente mereceriam ser citadas. Além disso, alguns buracos criados pela ação humana também são muito interessantes do ponto de vista turístico, econômico e/ou científico. Mas essas são histórias para uma outra matéria…

Fontes: curiosidadecorriqueira/hypescience/hiperativos/megacurioso/curiosidadecientifica/nps  Imagens: embarqueaqui/shrimpholedevelopment/feel-planet/snipview/tuulavintage/funkywe