Que objeto é esse? Você ficará surpreso ao descobrir que essa peça foi implantada no corpo de um homem

1792

Você já pensou em alguém andando por aí com partes do corpo de  titânio impressa em 3D? Pode parecer algo de ficção científica, mas isso já é tão possível que, recentemente, essa peça de metal foi impressa e trata-se de uma costela de titânio. Nos últimos anos a impressão 3D tem se tornado bem comum para a confecção de vértebras sob medida, partes de joelhos e próteses em geral.

Na Espanha, um homem de 54 anos foi diagnosticado com um tipo de câncer que ataca ossos, cartilagens e tecidos moles, no osso esterno (um osso de formato achatado que nós temos no peito e que sustenta as costelas e clavícula) e para evitar que o tumor se espalhasse, os médicos resolveram retirar parte do osso esterno e parte das costelas do paciente. Se isso tivesse acontecido antes do tempo das incríveis impressões em 3D, o paciente possivelmente teria recebido somente uma placa para substituir os ossos perdidos, que com o tempo fica frouxa, causando o risco de complicações.

A impressão das novas costelas foi feita sob medida para o paciente usando imagens de ressonância magnética pela empresa australiana CSIRO. Como a prótese foi desenvolvida diretamente com base nos exames do homem de 54 anos, ela “coube como uma luva” e permitiu que o paciente fosse liberado 2 semanas após a cirurgia de sucesso, com suas costelas de titânio estilo Wolverine.

0a4d2f8a6e36e90bd1989d2913da0c4a52a07403ed5ff14bab3d0ff055cded85_large

Fonte: csironewsblog/vocativ/geek    Imagens: csironewsblog/lokerdome